Alimentação sem glúten e sem lactose para atletas
julho 21, 2020

Atualmente encontramos em vários grupos de pessoas alguém com um tipo de intolerância ou alergia alimentar, e isso no mundo esportivo não é diferente. Um estudo realizado com atletas de alta performance apontou na equipe casos de sensibilidade ao trigo e alergia a proteína do leite. Tal informação levou a correção do cardápio, substituição de alimentos e o resultado alcançado foi o de melhor ano competitivo desses atletas.

Os sintomas mais comuns para ascender à luz da atenção são: prisão de ventre, diarreia, inchaço abdominal, enjoo, azia, gases, dor de estômago, dentre outros. Ao notar a recorrência de algum desses sintomas procure seu médico, realize exames para tirar dúvidas e entender o que ocorre com o seu organismo. O consumo repetitivo dos alimentos considerados “vilões” podem trazer malefícios para o corpo como diminuição na absorção de proteínas e minerais e, diminuição no rendimento físico. 

Independente de ser atleta de alta performance ou atleta amador, o cuidado com a alimentação é importante para a sua saúde em geral e para o bom desempenho em caso de competição. Conversar com seu médico e/ou nutricionista diante de quaisquer sintomas atípicos é fundamental para que consiga melhorar a alimentação e ter o desempenho que deseja.

Ficar atento ao rótulo dos suplementos alimentares é também de fundamental importância, já que boa parte é composto por proteína de leite, maltodextrina, frutose. Hoje já temos opções veganas destes produtos, porém ficar de olho nunca é demais. 

Panqueca proteica sem glúten e sem lactose (porção individual)

Ingredientes:

- 1 Banana caturra;

- 1 Ovo;

- 1 Colher de popa de quinoa em flocos;

- 1 Colher chá óleo de coco;

- Canela a gosto;

- Gotas de chocolate 70% vegano (opcional);

- 1 Colher chá fermento químico.

Misturar todos os ingredientes em uma caneca, aquecer uma frigideira ante-aderente, e fazer as panquecas. Consumir com pasta de amendoim ou mel. 

 

Juliana Corrêa Batistotti

Técnica em Nutrição e Dietética. 

Responsável pela AFETO ALIMENTOS 

marketing
Siga no Instagram
Instagram
Programe seu próximo evento