O conceito básico de qualquer corrida, seja dos 60m à uma ultramaratona, é a de que vence quem percorrer o percurso em um menor tempo. Existem variações com provas de 6h, 12h, 24h ou mais onde vence quem percorrer a maior distância com o tempo proposto. Essas são normalmente disputadas em locais mais fechados dando voltas como uma pista de atletismo, mas estamos falando de algo realmente diferente do qual você vai ter que parar para explicar mesmo para corredores experientes que desconhecem o formato.

Na BR Los a ideia é muito simples. Sua execução nem tanto. Os atletas precisam enfrentar 6,7k em uma hora para darem uma nova largada. Em teoria, caminhando você pode completar a distância. A questão é: Por quanto tempo você é capaz de dar mais uma volta? Praticamente impossível não se conseguir dar uma volta, mas quantas mais é possível?

Prova BR Los- Blog Foco Radical

Foto: Diogo Anhasco

Se você completar com 30 minutos ou 59 minutos, na hora posterior você tem que largar de novo ou está fora da prova. Se chegar antes, pode fazer o que quiser com o tempo. Cochilar inclusive se quiser, mas a tônica da prova é a largada de hora em hora. Se não estiver presente na hora da largada, desclassificado. Completou a volta com mais de uma hora, desclassificado.

Com o tempo, vai diminuindo o número de participantes dispostos a dar mais uma volta onde é absolutamente comum em edições com baixa altimetria passar das 24h. Aliás, na final que aconteceu no Tennessee, vários atletas diziam que a competição começaria com 24h, afinal, tinha-se vencedores de competições muito mais longas nesta edição.

O circuito iniciado nos EUA e que possui hoje cerca de 300 edições em cerca de 60 países. O formato surge da cabeça de Lazarus Lake, o mesmo idealizador de outra prova nada convencional e duríssima. A Barkley Marathons (que em outra oportunidade, falaremos). Divide-se 100 milhas em 24h dando 4,2 milhas os os nossos 6,7k

Coube a Bioma Sports trazer a franquia ao Brasil e eles trataram de incrementar o desafio colocando uma altimetria de 343m por volta em Cajamar. Cerca de 40 atletas se dispuseram a BR Los e ao seu percurso, assim como esse que vos escreve. Volta a volta, competidores não iniciavam a nova volta.

Prova BR Los- Blog Foco Radical

Foto: Diogo Anhasco

Detalhe que vence quem der uma última volta só. Caso dois competidores desistam juntos na mesma volta, ou que não completem também juntos a mesma volta e a prova não tem vencedor e isso é deixado muito claro no regulamento. Pode-se passar horas e horas e não haver vencedores na BR Los.

Não foi o caso no Brasil onde depois da oitava volta, Arthur Reis sagrou-se campeão da primeira edição em solo nacional de algo que acredito que tenha vindo para ficar. A própria Bioma Sports promete duas edições por ano com uma edição com altimetria pesada com características de prova de montanha e outra com altimetria plana para que os atletas possam se provar por horas e horas.

Uma experiência realmente diferente para você colocar na sua agenda e não precisa ser um ultramaratonista para participar da BR Los, afinal de contas, uma volta tem apenas 6,7k não é mesmo?

P.S.: A final no Tennessee bateu o recorde do formato com 85h.

Veja mais detalhes no site da Bioma Sports: https://www.biomasports.com.br/

Por Demétrius Carvalho – Colunista Oficial 
Escritor e Corredor
Instagram @demetrius.carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.