Conheça os benefícios do Chocolate como alimento funcional.
abril 9, 2020

Consumir o chocolate como sobremesa pode sim fazer bem a saúde, dependendo a sua escolha e sem abusos ele pode ser um aliado ao seu desempenho nos treinos, isso porque ele é cheio de nutrientes bacanas provenientes do cacau. O cacau é cheio de Antioxidantes que protegem o organismo contra os radicais livres (moléculas muito reativas que são produzidas pela oxidação biológica e danificam vários tecidos). Principalmente os corredores que costumam treinar ao ar livre ou em longas distancias.

O chocolate é produzido a partir das sementes de cacau. Em processo industrial, são misturadas ao leite e ao açúcar, aquecidas e moldadas, chegando ao mercado em formato de barra, pó ou calda.
O chocolate escuro é rico em flavonoides, epicatequina, fenóis e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração.

A guloseima pode ser encontrada também em outras versões; entre elas: chocolate amargo, meio amargo, branco, entre outros. Pesquisadores confirmaram que as substâncias antioxidantes estão em maior concentração nas versões amargas. Por isso são consideradas mais benéficas para a saúde e precisam de pouquíssimo açúcar. O magnésio, outra substância presente nas barras, ajuda a aliviar a ansiedade e a manter o bem-estar.

As vitaminas A, B, C, D e E, o fósforo e o ferro também podem ser encontrados no chocolate. Conheça os benefícios de consumí-lo:

► Contribui para a boa saúde do coração, pois promove um fluxo adequado de sangue;
► Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos;
► Ajuda na manutenção do bem-estar e do bom humor.

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo, basta comer um quadradinho de chocolate, pois quando consumido em excesso, a gordura pode contribuir para elevar os níveis de colesterol, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Para os corredores além de todos esses benefícios o chocolate traz energia para manter o ritmo de treino, pois Um dos benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo porque ele é rico em calorias no caso a dieta do corredor deve conter chocolate amargo que contem mais quantidade de cacau e menor quantidade de açúcar.

#dicasdanutriquecorre

Receita de barrinha de chocolate amargo e pasta de amendoim:

Ingredientes do chocolate:
Meia xícara (chá) de farinha de linhaça
Meia xícara (chá) de farinha de amêndoa
Duas colheres (sopa) de adoçante culinário
Duas colheres (sopa) de cacau em pó
Uma colher (sopa) de óleo de coco

Ingredientes do recheio:
Meia xícara (chá) de pasta de amendoim (sem açúcar)
Uma colher (chá) de sal
Uma colher (sopa) de óleo de coco
Uma colher (sopa) de adoçante culinário

Ingredientes da cobertura:
Três colheres (sopa) de óleo de coco
Três colheres (sopa) de cacau em pó
Uma colher (sopa) de adoçante culinário

Modo de Preparo:

Coloque em uma tigela todos os ingredientes do chocolate, lembrando de deixar derreter o óleo de coco, e mexa bem até que fique homogêneo. Aplique então essa massa sobre uma forma forrada com papel vegetal e leve ao freezer por 10 minutos.Para preparar o recheio coloque em uma tigela o óleo de coco derretido, a pasta de amendoim e o restante dos ingredientes, mexendo até que fique tudo bem homogêneo e então espere esfriar um pouco. Despeje o recheio sobre a parte de baixo que já endureceu no freezer e volte para lá por mais 10 minutos.Passado esse tempo, chegou a hora de colocar a cobertura. Em uma tigela, misture todos os ingredientes, lembrando que o óleo de coco deve estar derretido. Assim que formar um creme, espalhe sobre as duas primeiras camadas que estão no freezer e então deixe gelar por mais uma hora.

Corte e está pronto para servir!

Bianca Passos "Nutri que corre"
Nutricionista Clínica, funcional e Esportiva.
@biancapassosnutriquecorre 

marketing
Siga no Instagram
Instagram
Programe seu próximo evento