Corredor completa 200 km dentro de casa na quarentena.
abril 8, 2020

Entrevistamos Lula Holanda, fundador da ACORJA (Associação de corredores da Jaqueira) fundada em 2005 o grupo de Corrida Pernambucano e conta com mais de 100 atletas. Diante da Pandemia no pais, Lula resolveu correr 100km em 10 dias dentro de casa, com seu objetivo inicial já alcançado e com a quarentena prolongada, na última sexta-feira dia 10/04 atingiu 200km em 20 dias. E o Desafio continuará!

Conte-nos um pouco da sua história como atleta.

"Comecei minha história nas corridas em 2004, mas em 2005 corri minha primeira maratona em Recife, completando esse ano 15 anos de trajetória, depois da primeira comecei a me envolver muito com provas de longas distancias, completando 105 maratonas até aqui (maratonas e ultra). Entre todas a que me marcou bastante foi a Comrades Marathon, uma ultramaratona de aproximadamente 89 quilômetros, realizada anualmente na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul, entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg. É a maior e mais antiga corrida de ultramaratona do mundo, ainda no exterior passando por Boston NY em 2017 onde consegui meu RP (record pessoal). No Brasil meu maior desafio de longa distância foi a Praias e Trilhas em Santa Catarina com 84km em dois dias consecutivos. Uma outra prova de longa distância que marcou muito minha história foi uma ultramaratona de 24h nos fuzileiros navais no Rio de Janeiro, completando 154km em 24h."

Como surgiu a idéia de correr 10km por dia dentro do apartamento? E quais seus objetivos e metas até o fim da quarentena?

"A ideia surgiu quando minha família me proibiu de sair por conta de todos os riscos da pandemia, e como me encontro no grupo de risco devido à idade, fiz um percurso de 40 metros, saindo do terraço passo pela porta da sala e logo em seguida um corredor que dá até a porta de incêndio faço o retorno e continuo fazendo o mesmo percurso até completar 10km por dia, com isso consegui motivar grupos de corrida e motivei todos que corriam nas ruas para correr dentro de sua casa. A ideia tem me motivado muito todos os dias. Meu objetivo era correr 10km por dia em 10 dias completando 100km que foi concluído no dia 31/03, mesmo assim eu continuarei correndo 10km por dia até quando a quarentena terminar. Como me mantive motivado para correr mesmo dentro de casa.

Correr é algo que me motiva sempre não importa onde eu esteja, na rua, praia, parque em qualquer lugar. Mas correr dentro de casa tem disso uma experiência bem legal e diferente pra mim, consegui me adaptar bem correr 10km dentro de casa, no período da manhã que é onde me sinto mais motivado e disposto."

Conte qual foi seu maior desafio até hoje dentro do esporte.

"Foram 2 desafios muito marcantes pra mim, em primeiro lugar o desafio de 24h dos Fuzileiros Navais no Rio em 2012, onde corri 400 mts com 154km, marcou muito minha história na corrida, e segundo a prova Comrades na Africa do Sul, do outro lado do mundo que me inspirou a criar os 100km do frio em Pernambuco em 2012, onde eu mesmo organizei e corri a mesma prova, tarefa desafiadora e que me deu muita experiência."

Qual a mensagem você deixa para os atletas em quarentena?

“Corra dentro da sua casa” sejam prudentes, porque o risco existe e é eminente. Faça sua atividade física dentro de casa, não se exponha e se preserve.

Um grande abraço pra vocês e que Deus abençoe

Lula Holanda
Ultramaratonista
Fundador/Líder @acorja

marketing
Siga no Instagram
Instagram
Programe seu próximo evento