Criar laços e conexões duradouras melhoram não somente o corpo, mas a mente
Laços e conexões duradouras é algo natural na prática esportiva, e é comum aqui na Foco recebermos relatos de atletas compartilhando suas histórias. Muitas dessas histórias destacam como o esporte é um bom terreno para fortalecer essas relações. Seja na corrida de rua ou em outra atividade física. Afinal, entre todos os benefícios que a atividade física pode proporcionar, ela também permite conhecer novas pessoas e construir conexões que vão além do esporte.
Atividades que geram conexões em grupo não apenas fortalecem o corpo, mas também o sentimento de pertencimento. Em uma pesquisa recente da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, identificamos que criar esses laços ajudam a diminuir a chance de desistência dos atletas em até 85%. Confira mais detalhes clicando aqui!
Continue lendo a matéria aqui no blog.
CRIANDO LAÇOS E CONEXÕES

A corrida de rua, que é uma atividade considerada individual, quando praticada em grupo ou em duplas proporciona mais motivação, realização, constância e segurança. Não apenas na vida pessoal, como também na prática de esportes, o sentimento de pertencimento e de satisfação em ter alguém para compartilhar suas metas e conquistas, pode mudar tudo.
Esses estudos científicos também destacam que, ter companhia para praticar suas atividades físicas, pode aumentar a adesão ao exercício e melhorar o desemprenho físico e bem-estar mental. Treinar é bom, mas treinar acompanhado é terapêutico.
Assim, a prática compartilhada de atividades físicas cria um vínculo positivo entre as pessoas, favorecendo a troca de experiências e a construção de memórias. Esses momentos juntos podem gerar um impacto duradouro no seu bem-estar emocional.
Além disso, a conexão gerada durante os treinos também pode reduzir o sentimento de solidão e contribuir para o desenvolvimento de uma rede de apoio emocional, fundamental para lidar com momentos difíceis na vida.
MELHORA O HUMOR E A ANSIEDADE
Quem nunca se sentiu mais motivado ao se exercitar quando tem companhia? Seja com amigos, familiares ou até mesmo com colegas de trabalho, a prática de atividades físicas com uma boa companhia pode trazer benefícios muito além da melhora da forma física. Exercitar-se com alguém pode ser um bônus no combate ao estresse, à ansiedade e à tristeza, proporcionando uma sensação de bem-estar que vai muito além do aspecto físico.
A interação social ativa durante o exercício libera hormônios como a endorfina, dopamina e oxitocina, conhecidos por serem responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Esses hormônios têm o poder de diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e isso contribui para a redução da ansiedade e do nervosismo.
Exercitar-se acompanhado não só melhora a sua forma física, como também promove grandes benefícios para a sua saúde mental. O apoio emocional, a motivação extra e a sensação de pertencimento criam um ambiente positivo para combater a ansiedade e melhorar o humor. Então, da próxima vez que você pensar em treinar, considere chamar um amigo ou parceiro de treino para compartilhar essa jornada.
Afinal, a atividade física, quando feita em boa companhia, tem o poder de transformar tanto o corpo quanto a mente! E você, costuma treinar acompanhado?

Escrito por: Rebeca Bertotti / Estudante de Jornalismo e Social Media da Foco Radical
Eu fui profissional de skate e já treinei sozinho muitas vezes, mais quando a pista de skate estava com meus amigos era super melhor, o entusiasmo o humor, a troca de experi~encias, como no artigo diz: Exercitar-se acompanhado não só melhora a sua forma física, como também promove grandes benefícios para a sua saúde mental. O apoio emocional, a motivação extra e a sensação de pertencimento criam um ambiente positivo para combater a ansiedade e melhorar o humor. Então, da próxima vez que você pensar em treinar, considere chamar um amigo ou parceiro de treino para compartilhar essa jornada. Belo artigo. gratidão.
Obrigado por compartilhar sua experiência conosco Bruno!