Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Provas para Correr em SC

Provas para Correr em SC

Você que é corredor já deve ter passado por alguma placa que marcava distância e pensou: “Quanto tempo e em que pace eu correria este trajeto?” Não é bem assim? Os corredores são todos iguais. Quando a corrida começa a mover a nossa vida, tudo lembra essa paixão. Um tempo de deslocamento entre um lugar e outro, uma estrada de chão, uma rodovia sem fim, um caminho perfeito para correr.

Tudo isso, porque quem corre sempre dá um jeitinho de incluir na mala de viagem, um tênis e uma roupa de corrida. Seja para viajar com a família, a trabalho ou a lazer. De férias ou apenas um fim de semana. Treinos ou uma prova, que é o que muitos atletas tem feito: escolher um destino por causa de uma corrida.

E é bem isso! Uma das grandes apostas de empresas de corrida no Brasil, é atrair atletas de outras cidades e estados. Porque aliar a corrida ao turismo é algo maravilhoso, por isso vou listar as algumas provas para correr em SC (Santa Catarina), um dos destinos mais procurados para esse tipo de viagem no Brasil.

Provas para Correr em SC - Blog Foco Radical
Foto: Caio Carvalho Abubakir (Foco Radical)

Um termômetro do que a corrida movimenta, é o Desafio Beto Carrero, em Penha, realizado no último fim de semana de janeiro. Com certeza uma das melhores opções de provas para correr em SC. Na segunda edição reuniu corredores de 19 estados brasileiros. Organizada pela Corre Brasil e pela Sports Do, a prova está mais do que inserida no calendário de corridas no Brasil. É correr num mundo de magia, dentro do Beto Carrero World e depois ainda aproveitar as atrações do parque durante o fim de semana.

Mas se a época do ano, não colaborou com o seu calendário de corrida, você ainda tem uma outra chance de correr no maior parque multitemático da América Latina. Em setembro, tem a Maratona de Revezamento Beto Carrero: 42km em dupla, quarteto ou octeto. Ou ainda correr o percurso de 6km. De todas as formas, o corredor vai ter a experiência de passar pelos brinquedos mais divertidos do parque e se divertir com os personagens deste mundo da fantasia.

Santa Catarina é um estado com provas de todos os tipos. De diferentes terrenos, distâncias, formatos, e um cenário diferenciado. Por aqui, os atletas correm por praias, dunas, estradas de chão, montanhas, trilhas, em asfalto e em diferentes climas. Provas desafiadoras, rápidas, curtas, longas. Para corredores iniciantes e aqueles que gostam de se superar cada vez mais.

Provas para Correr em SC - Blog Foco Radical
Foto: Caio Carvalho Abubakir (Foco Radical)

Basta abrir o calendário de corridas que o que não vai faltar são provas para correr em SC. A capital Florianópolis é referencia em grandes provas, e uma delas as vagas são disputadas por corredores de várias partes do Brasil: o Revezamento Volta à Ilha, da Ecofloripa – que este ano será dia 4 de abril e vai comemorar a 25ª edição.

Já imaginou conhecer correndo os cenários encantadores da Ilha da Magia? As dunas da Joaquina, as belezas das praias dos Ingleses, Canasvieiras, Jurerê, Santo Antônio de Lisboa. O lindo mar do Moçambique e do Campeche. As trilhas da Lagoinha, do Rio Vermelho. O temido Morro do Sertão, no Ribeirão da Ilha, com um grau de dificuldade que atrai os atletas mais aventureiros. E a linda e imponente Ponte Hercílio Luz na largada e na chegada da prova.

Correr o Volta à Ilha é viver em meio à natureza, desde a madrugada até o meio da tarde/início da noite. São 140km em equipe de oito ou doze atletas ou ainda em dupla. É um dia em que você faz muito mais do que correr. É algo mágico e de muita parceria entre os atletas.

Nesse mesmo formato, mas um pouco menor em distância, tem as provas do Mountain Do, da Sports Do, no Costão do Santinho, em Florianópolis, na Praia do Rosa, em Imbituba e em São José, além de um calendário fora do estado e do Brasil. Correr por lugares inovadores, terrenos variados e ainda contemplar uma natureza muitas vezes intocada, é o que faz os corredores escolherem Santa Catarina para viver novas experiências. São percursos incríveis, literalmente de “tirar o fôlego”.

Provas para Correr em SC - Blog Foco Radical
Foto: Alexandre Pimentel Santiago (Foco Radical)

Mas você é daqueles corredores que ama um asfalto como eu? Santa Catarina também é o seu ponto de parada. Nas principais cidades do estado tem provas de todas as distâncias. Para você começar a participar de corridas de rua ou buscar um objetivo maior, que é uma meia maratona ou maratona.

Chapecó, Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Pomerode, Joinville, Florianópolis, Criciúma e São José são apenas algumas das cidades inseridas nos 21km. A distância preferida de muitos atletas. Você se desafia, consegue encaixar os treinos com mais facilidade na sua rotina e pode viajar apenas num fim de semana para correr e ainda passear. Eu simplesmente adoro! Já participei de várias delas no estado e sempre que possível repito as provas, pela organização, percurso, cenários e principalmente pela alegria de compartilhar desta paixão chamada corrida.

Nosso estado também tem duas grandes maratonas. As duas na capital. Em junho, da O2 e em agosto do Grupo STC. No ano passado corri os 42km na metade do ano, e vivi uma experiência gratificante. Um percurso que eu conhecia bem, mas que me fez descobrir novas sensações de uma maratona. E Floripa tem a cara da corrida de rua. Bons percursos, praticamente plano, um lindo visual à beira-mar e um clima favorável. Sem contar a energia que vem do público que acompanha a prova e vibra com a passagem dos corredores.

Provas para Correr em SC - Blog Foco Radical
Foto: Caio Carvalho Abubakir (Foco Radical)

Seja de dia, de noite, por trilhas, pela praia, por morros ou no asfalto. Santa Catarina é o destino de muitas corridas. É o local onde você pode descobrir novas aventuras correndo. Onde você compartilha de algo que só os atletas sentem, e volta pra casa levando grandes emoções e experiências sensacionais. E claro, é onde você encontra uma grande equipe de fotógrafos da Foco Radical que irão eternizar seus melhores momentos e registrar suas emoções na corrida!

Corra em Santa Catarina e depois me conte tudo o que você viveu por aqui!

Por: Sabine Weiler
Jornalista e Corredora
@sabineweilerjornalista

Bons treinos e felizes corridas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *