Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » 5 Dicas para Fotografia Esportiva Noturna

5 Dicas para Fotografia Esportiva Noturna

Com posicionamento e equipamento certos, é possível ter ótimos resultados na fotografia esportiva noturna

É fato que as corridas noturnas são queridas dos corredores. Clima ameno, ar mais fresco e não precisa acordar tão cedo, são incentivos. E para o fotógrafo? Para o fotógrafo pode ser um grande desafio, diferente dos eventos esportivos diurnos. Contudo, dá para se sair muito bem, sim, usando essas 5 dicas sobre fotografia esportiva noturna que vou compartilhar com vocês.

1 – Escolha um ponto iluminado

O princípio básico da fotografia é a necessidade de luz para captação da imagem. Em outras palavras, você precisa de luz ambiente para a câmera focar e o flash trabalhar.

Como estamos falando do turno da noite, temos a iluminação pública como básica e essencial. Posicione-se de forma que o atleta passe por baixo da luz de um poste, por exemplo, mesmo que você não esteja iluminado por ele.

Contudo, há como ser criativo e buscar mais fontes de iluminação no ambiente. Podem ser, por exemplo, postos de gasolina, fachadas de loja, refletores do evento (próximo a bandas e DJs costumam ter alguns), dentre outras possibilidades.

2 – Quanto mais clara a sua lente for melhor

Por melhor que seja a luz ambiente de um evento noturno, infelizmente não será equiparado à luz do sol. Logo, você precisa da maior captação de luz possível e uma lente clara pode ajudar.

Lentes com grandes aberturas auxiliam bastante na fotografia esportiva de eventos noturnos. Estamos falando de modelos com 2.8 de abertura, 1.8 ou as magníficas 1.2. Custo mais elevado, sim. Entretanto, elas são ótimas para corridas com largadas de madrugada, eventos em ambientes fechados como estádios, dentre outras possibilidades onde a iluminação natural é um problema.

Trabalhar com lentes mais claras também vai te ajudar a conseguir velocidades maiores. Com isso, consegue-se congelar o movimento com mais eficiência e evitar fotos tremidas.

3 – Flash externo é um item essencial para fotografia noturna

O flash incluso na câmera é de preenchimento e não permite regulagem. É lento para usar em uma corrida noturna e sem controle. Com um flash externo, a ser posicionado na parte superior da câmera, você consegue ajustar conforme a sua necessidade. Pode aumentar ou diminuir a potência (quantidade de luz) para compensar o que o ambiente não está fornecendo.

E qual seria a potência ideal? Depende da combinação de iluminação local, abertura da lente e ISO da câmera. O melhor é sempre fazer fotos teste antes do evento iniciar para ajustar as combinações necessárias para o clique perfeito.

4 – Distancie-se um pouco da largada

Com a iluminação escassa, será complicado conseguir focar nos atletas acelerados e em bloco. Logo, quanto mais distante estiver da largada, menos chances de errar no foco e melhor será sua percepção de iluminação e composição também.

5 – Estude o ISO da sua câmera

Um dos maiores problemas da pouca iluminação é trabalhar com ISO mais altos à noite. Em alguns modelos de câmera fotográfica o ruído pode afetar drasticamente a nitidez da sua foto.

A dica: tente buscar locais mais iluminados, compense com a luz do flash e configure a câmera de forma que seja possível usar o menor ISO. Contudo, o melhor ainda é testar e analisar o melhor resultado antes do evento.

Treinar sempre é importante!

O grande segredo mesmo é o treino! Uma dica é realizar coberturas de treinos noturnos, em locais públicos onde os atletas costumam treinar. Nada melhor do que uma boa quantidade de treinos para te deixar “afiado” para qualquer evento.

Lidianne Andrade - Jornalista e Fotografa Esportiva

 

Por: Lidianne Andrade / @lidiannefotografia
Jornalista e Fotógrafa Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *