Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Alimentação no Verão

Alimentação no Verão

Dicas preciosas para se manter hidratado durante o verão 

Vem chegando a época de férias e de verão… Sabia que esse período do ano é ótimo para cuidar da sua alimentação? Com o aumento do calor o corpo perde muita água e com isso vem o risco da desidratação e/ou a perda de minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva.

Por isso, é necessário se hidratar para que todo líquido perdido seja reposto. Sim, o ideal é no mínimo 2 litros de água diários e no verão essa quantidade deve aumentar. Porém, essa hidratação pode ser por água, chás gelados, sucos naturais e líquidos em geral, que ajudam a repor a água do corpo.

Frutas e verduras também são fontes importantes de minerais que são perdidos facilmente na transpiração. Outra opção leve e natural que é muito indicada para essa época do ano, é a água de coco.

Alimentação no verão - Blog Foco Radical

Além disso, frutas, verduras e legumes também são ótimas fontes de vitaminas, fibras e água. Uma boa pedida é consumir as frutas da estação, como morango, melão e pêssego.

As carnes brancas e cortes de carne bovina magra são as mais indicadas para o período de calor. Lembrando sempre de consumir grelhados ou assados, evitando as frituras que não combinam com o clima quente do verão.

Evite comer alimentos industrializados e congelados em excesso, como salgadinhos, bolachinhas recheadas e embutidos. Eles costumam apresentar grande quantidade de sódio, gorduras e açúcares, principalmente em ambientes no qual a higiene é duvidosa ou existe risco de contaminação.

A praia é um local que favorece a contaminação e existe um grande risco dos alimentos estragarem pela longa exposição ao calor. Por isso, tenha cuidado!!

 Receitinhas de verão

 🍹 Suco do bronzeado

  • 1 maracujá (polpa sem as sementes)
  • 1 cubo pequeno de beterraba
  • 4 fatias finas de gengibre
  • 200ml de água de Coco

#bater e coar

🧋 Chá refrescante e hidratante

  • 1 jarra
  • 4 xícaras de água
  • Cascas de abacaxi
  • 1 colher (chá) de hortelã-pimenta
  • 1 colher (chá) de capim-limão
  • 2 colheres de mel

#ferva a água, adicione os ingredientes e deixe descansar. Sirva gelado.

Lembre- se que a boa alimentação deve ser feita em qualquer momento do ano!

Até a próxima!

Bianca Passos

Por: Bianca Passos /@biancapassosnutriquecorre
Nutricionista clínica, funcional e esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *