Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Boa Alimentação Melhora o Sono e o Humor?

Boa Alimentação Melhora o Sono e o Humor?

A resposta para essa pergunta é sim!

Atualmente, a rotina na qual estamos inseridos favorece o aparecimento de doenças crônicas, stress e quadros de ansiedade e depressão. Em um ritmo cada vez mais acelerado, a boa alimentação, o exercício físico e o lazer, pilares para nossa saúde mental, vão perdendo espaço no dia a dia.

Uma alimentação saudável tem impacto global no nosso organismo, mas você sabia que seu padrão alimentar também está relacionado à qualidade do sono e do humor?

O triptofano é o único aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que exerce várias funções no organismo, destacando-se por suas ações no sistema nervoso central: regulação do humor, stress e cognição.

Grãos e cereais integrais, banana, semente de abóbora, soja, grão-de-bico, amendoim, leite, carnes, chocolate com alto teor de cacau e tâmaras são alguns dos alimentos ricos em triptofano. Por ser um aminoácido essencial, não é sintetizado pelo organismo, e portanto, precisa ser obtido através da dieta. 

Boa Alimentação Melhora o Sono e o Humor? - Blog Foco Radical

Consumir regularmente alimentos ricos em triptofano, aliado a hábitos saudáveis, auxilia na síntese e manutenção dos níveis de serotonina no organismo, promovendo sensação de bem-estar! Em conjunto com a prática regular de atividade física, a sensação de bem-estar é potencializada pela produção de endorfina.

E tem mais! O triptofano faz parte do ciclo de produção da melatonina, hormônio sintetizado pela glândula pineal, relacionado à regulação do sono. Sabemos que treinar é importante, mas descansar para ter uma recuperação correta é indispensável! Uma rotina de sono saudável tem impactos positivos na regulação de apetite, hipertrofia muscular, síntese hormonal e consolidação da memória.

Nossa alimentação pode fazer muito pela gente, não é mesmo?

Lembrando que: a alimentação não deve substituir de forma alguma o tratamento medicamentoso em caso de doenças psiquiátricas. Nestes contextos a alimentação é uma ferramenta benéfica quando aliada ao protocolo de tratamento prescrito pelo médico ou psicólogo.

Joana Marcon K. - Nutricionista

Por: Joana Marcon K. / @nurture.nutricao
Nutricionista – nutrindo uma vida mais feliz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *