Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Como começar na fotografia esportiva?

Como começar na fotografia esportiva?

Quer dar os primeiros cliques na fotografia esportiva e não sabe como? Confira os primeiros passos de um iniciante 

A fotografia esportiva é uma forma de capturar a intensidade e a emoção dos esportes e seus eventos. Entrar nesse nicho da fotografia tem muitos desafios. No entanto, é muito mais simples do que você imagina. Esse post da Foco Radical vai te mostrar tudo que você gostaria (ou precisa) saber. 

Antes de tudo, não precisa de câmera de última geração e equipamentos caros. Afinal de contas, há muitos e muitos esportes que você pode fotografar sem uma lente teleobjetiva, só para ilustrar, ou equipamentos caros. Outra boa notícia é que as câmeras dos telefones mais modernos disponíveis no mercado dão a chance de registrar boas fotos. 

Quer saber mais para começar na fotografia esportiva? Então, confira as dicas a seguir. 

1. Conheça o esporte

Conhecer a modalidade é a chave da fotografia esportiva. Isso porque vai determinar, por exemplo, equipamento mais apropriado, posição do fotógrafo e o que é importante fotografar. Um jogo de futebol talvez exija uma grande lente teleobjetiva. Por outro lado, em uma corrida de rua na sua cidade, você pode fotografar a passagem dos atletas com sua própria câmera.

Além disso, conhecer o esporte também equivale saber as condições para o fotógrafo registrá-lo. Um ambiente fechado ou a realização à noite certamente são mais desafiadores por conta da iluminação. Por isso, um bom caminho para começar na fotografia esportiva é fotografar ao livre. 

Você pode praticar com fotos de treinos das pessoas em parques e outros locais. Dessa maneira, inclusive, dá para vender suas primeiras fotos na Foco Radical. Atualmente, também oferece fotos do treinamento de atletas amadores no dia a dia. Se tiver interesse, conheça mais as vantagens da plataforma

2. Domine seu equipamento

Não importa se você tem uma câmera profissional ou mesmo uma amadora. Nesse sentido, vale muito a pena conhecer tudo que seu equipamento oferece. Isso ajuda muito, só para exemplificar, a entender o melhor posicionamento e quais esportes são os melhores para os seus primeiros cliques. 

Seja qual for o seu equipamento, entenda as configurações disponíveis para a sua câmera. Para quem quer começar na fotografia esportiva, configurar a câmera no automático para condições de iluminação ou mesmo foco são os primeiros passos para ganhar confiança com os primeiros trabalhos nessa área. 

Equipamento para Fotografia de Corrida - Blog Foco Radical

3. Escolha os eventos certos

Grandes eventos, ou pela grandeza, ou pela quantidade de atletas, podem ser muito desafiadores para quem está começando na fotografia esportiva. Por isso, os eventos locais são uma ótima oportunidade para início da carreira de fotógrafo de esportes. Uma corrida de rua ou uma prova de ciclismo na cidade ou mesmo no bairro são uma chance e tanto para os primeiros cliques nesta área da fotografia. 

4. Procure pela melhor posição

Boas fotos de esportes estão muito relacionadas com o entorno da ação. Por isso, o posicionamento é fundamental. Sendo assim, procure o melhor ângulo possível. Em algumas modalidades, por exemplo, a posição pode deixar a imagem mais dinâmica. Por outro lado, um cenário bonito, que valoriza o local da disputa, também ajuda a formar fotos bonitas. 

5. Pratique muito (e não esqueça das vendas) 

Vale aquele velho ditado: a prática leva à perfeição. Na fotografia esportiva, certamente, ainda mais. Portanto, aproveite todas as chances que tiver de fotografar eventos e também treinos de esporte. Porém, não esqueça de vender as suas fotos. As vendas, ainda, são um termômetro para saber quais fotos têm maior preferência de atletas. 

Por isso, além de começar na fotografia de esportes, venda suas imagens pela plataforma da Foco Radical. Assim, você conta com o apoio de uma plataforma amigável e suporte exclusivo para aumentar as suas vendas e os seus ganhos. Além disso, a Foco Radical tem um calendário de eventos esportivos de coberturas fotográficas por todo o Brasil. Com toda a certeza, vai ajudar você escolher os eventos dos seus primeiros trabalhos na fotografia esportiva. 

Bons cliques. 

2 comentários em “Como começar na fotografia esportiva?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *