Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Como Iniciar nas Ultramaratonas

Como Iniciar nas Ultramaratonas

As longas distâncias são um sonho para muitos corredores iniciantes e uma paixão para muitos dos mais experientes. Na famosa citação “The Genius of Ultrarunning”, do ultramaratonista canadense David Blaikie, o atleta revela em poucas e objetivas palavras a essência das ultramaratonas, e qualquer um que um dia passe por essa experiência, com certeza sente identificação imediata.

No texto ele diz:

“Talvez a essência da ultramaratona seja sua suprema falta de utilidade. Não faz sentido num mundo de naves espaciais e supercomputadores, correr vastas distâncias a pé. Não há dinheiro e nem fama envolvida na maioria das provas, e frequentemente, nem mesmo a aprovação dos familiares e entes queridos. Mas, como afirmam os poetas e filósofos desde os tempos mais remotos, existe muito mais na vida do que a simples lógica e o bom senso.”

Os ultramaratonistas percebem isso instintivamente. Eles entendem mais do que ninguém que uma das portas para o espírito poderá se abrir com o esforço físico. Ao correr longas e exaustivas distâncias, eles respondem a um chamado da parte mais profunda do seu ser, um chamado que responde quem eles realmente são.”

Para os que ainda não me conhecem, meu nome é Nínive Oliveira, tenho 34 anos, sou ultramaratonista de montanha há 7 anos e sempre me emociono lendo essas palavras do David Blaikie.

como iniciar nas ultramaratonas - Blog Foco Radical
Foto: Rodrigo Mirandela Ferreira / Foco Radical

Eu, como a maioria dos corredores de montanha, comecei na corrida de rua há aproximadamente 10 anos, por influência da minha mãe. Em 2015, alguns meses depois de me despedir dela pela última vez, eu recebi um “chamado” para as longas distâncias. Me inscrevi então para a minha primeira ultramaratona e naquela linha de chegada, após 75km, tudo fez sentido. Eu me apaixonei completamente.

Formada em Educação Física e Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, eu já atuava como personal trainer e treinadora de corrida há alguns anos, mas confesso que nunca havia me imaginado correndo 100 quilômetros. Na verdade, eu nem imaginava que isso era possível.

Nos últimos 7 anos viajei o mundo correndo ultramaratonas por algumas das regiões montanhosas mais lindas do planeta. Treinei muito, tive excelentes performances, algumas nem tanto e conheci milhares de corredores de longas distâncias ao redor do mundo.

Hoje, depois de mais de 20 ultramaratonas corridas ao longo desses últimos anos, eu posso dizer com muita clareza e propriedade que as longas distâncias são para todos.

Como qualquer outro esporte de resistência, com certeza são necessárias muitas horas de treino e dedicação, mas com vontade e disciplina qualquer pessoa pode se tornar um ultramaratonista. Correr é um dos movimentos mais naturais para nós seres humanos, e para correr por longas horas você só precisa treinar.

Se você se enquadra nesse grupo de corredores que sonha com as longas distâncias, independente se for na rua ou na montanha, eu deixo aqui 4 valiosas dicas baseadas na minha experiência como atleta e treinadora:

  1. Tenha sempre a orientação de um profissional de Educação Física. Treinar para as ultramaratonas é um processo longo, complexo e detalhista, que exige o conhecimento de um profissional qualificado. Independente se você é um corredor iniciante ou experiente, não treine sozinho em hipótese alguma para uma ultramaratona.
  2. Respeite e suba as distâncias progressivamente quando se sentir realmente pronto. Você precisará desenvolver seu autoconhecimento nesse processo, mas com certeza a opinião do seu treinador é muito importante nessa decisão. Ele sempre saberá se você já está pronto para uma distância mais longa ou não. Ouça e respeite a opinião dele.
  3. Correr longas distâncias é um lindo processo de amadurecimento e autoconhecimento. Aproveite demais esse processo, não tenha pressa e comemore muito suas pequenas conquistas ao longo do caminho. O processo de treinos é muitas vezes mais valioso do que a própria prova, pode acreditar!
  4. Não se preocupe com a velocidade. O mundo das longas distâncias é completamente diferente das curtas distâncias. Aqui a sua jornada é mais importante que o seu pace, e quanto mais pessoas você conhecer ao longo do caminho, melhor. Lembre-se que é impossível chegar tão longe sozinho.

A corrida mudou completamente a minha vida há 7 anos atrás, e as longas distâncias se tornaram meu estilo de vida. Se você se identificou com alguma parte desse meu processo, não tenha medo de começar! Espero que a corrida mude a sua vida também.

Até a próxima,

Por: Nini Oliveira
Atleta Ultramaratonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *