Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Como um fotógrafo iniciante ganha dinheiro?

Como um fotógrafo iniciante ganha dinheiro?

Uma boa forma de ganhar dinheiro para quem está começando na fotografia são os eventos esportivos, com cada vez mais atletas pelo Brasil

Sem dúvidas, ganhar dinheiro com a fotografia sendo um fotógrafo iniciante são assuntos interligados. Parece difícil transformar paixão em profissão ou mesmo uma fonte de renda extra. No entanto, existem várias maneiras de começar a alcançar independência financeira e reconhecimento profissional. Uma delas é capturar a emoção e a energia dos eventos esportivos. 

Se é fotógrafo iniciante, esse post é para você. Confira a seguir quatro passos importantes que vão te ajudar a ganhar dinheiro no começo da sua carreira. 

Trabalhe como freelancer

Trabalhar como freelancer é o primeiro passo de todo fotógrafo iniciante. Sendo assim, você vai se juntar à uma equipe de profissionais que vão fotografar um determinado evento. Pode ser casamentos, formaturas ou outras festas. No entanto, você também pode trabalhar com fotografia esportiva. 

Talvez já tenha percebido a quantidade cada vez maior de eventos esportivos ao seu redor. O que, por outro lado, você não saiba é que nesses eventos há muitos atletas amadores que querem guardar algum registro da participação deles. Além disso, há demanda por fotos que comprovem a superação deles para que possam publicar em suas redes sociais pessoais.

Se você abrir o site da Foco Radical, vai perceber a quantidade de eventos esportivos próximos a você. Que tal fazer parte do time de cobertura de uma corrida de rua ou de um torneio de beach tennis? 

Fotografe eventos e também o dia a dia

Com toda a certeza, os eventos são uma grande oportunidade para um fotógrafo iniciante ganhar dinheiro. Com tantos eventos de esporte, só para ilustrar, sempre cabe mais alguém para clicar os atletas, não é mesmo? Isso pode ajudar, também, a conhecer outros fotógrafos e mais experientes que você. 

No entanto, atualmente, há também a demanda de fotos do dia a dia. Você pode, por exemplo, praticar alguns cliques em um ponto turístico da sua cidade, uma praça ou local com um bom número de pessoas. Além de praticar, você pode vendê-las. A plataforma Fotos By, da Foco Radical, permite a venda de fotos em locais públicos. Seus clientes conseguem encontrar suas fotos por meio de reconhecimento facial. 

Cobre pelo seu trabalho. Sempre!

Ainda que pareça óbvio receber pelo trabalho, há muito fotógrafo iniciante que deixa de ganhar dinheiro por achar que iniciante não deve cobrar. O iniciante deve praticar, mas não precisa que isso seja de graça, não. Além de fazer seu portfólio, você pode e deve receber pelas suas fotos. 

Na Foco Radical, por exemplo, de cada foto vendida uma boa parte é do fotógrafo. O percentual por foto, no entanto, varia conforme o evento esportivo, sessão de fotos ou mesmo ensaios. Afinal, o Fotos By é uma plataforma para fotógrafos iniciantes (e também profissionais) venderem suas fotos de forma prática e segura. 

Faça seu portfólio

Certamente, você precisa mostrar para o mundo o seu trabalho, não é mesmo? Nesse sentido, hoje em dia, vale muito o poder das redes sociais. Afinal de contas, ajudam inclusive a fazer com que suas fotos cheguem aos olhos de mais pessoas. 

Assim sendo, já pensou em fotografar um evento esportivo e publicar fotos de amigos e conhecidos que participaram dele? Certamente eles vão repostar e, assim, mais pessoas vão conhecer seu trabalho – e comprar suas fotos. 

Busque mentoria e aprimore-se

Sem dúvida, a prática ajuda bastante. No entanto, você pode contar com a ajuda de outros fotógrafos para se aprimorar e, assim, ganhar dinheiro no começo da carreira. Por isso, as mentorias são tão importantes. Aqui na Foco Radical temos duas. 

Uma, chamada de Foco Start, vai além da troca de experiências e dicas. Serve também de suporte para mexer na plataforma e explorar mais e melhor as possibilidades – inclusive seu faturamento com fotos. Já o Foco Pro é para fotógrafos que já fazem alguns trabalhos com a gente. Tem o objetivo de aprimorar o trabalho e mostrar novas oportunidades de ganhar dinheiro com os próprios cliques. 

Percebeu que, embora seja desafiador começar na fotografia, há inúmeras oportunidades de ganhar dinheiro no início da carreira? Que tal, então, aproveitar cada momento capturado através das lentes de sua câmera e transformar a renda extra em independência financeira? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *