Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Correr no Deserto do Saara

Correr no Deserto do Saara

Ali babá e os quarenta ladrões, Aladdin e a lâmpada mágica, as mil e uma noites… e por ai vai, histórias que ouvimos na infância e pareciam tão distantes e inatingíveis, mas graças a prática regular da corrida e a organização Mountain Do, correr no deserto do Saara foi um sonho que se tornou realidade.

Claro que para chegarmos ao ponto de conseguirmos correr 25k no deserto do Saara, existe sim, um preparo, uma logística, a busca de conhecimento, e assim por diante.

Correr no Deserto do Saara - Blog Foco Radical
Foto: Christian S. Mendes (Foco Radical)

Nós corremos e treinamos juntos a 8 anos, e sempre que possível competimos na modalidade casal (ou dupla mista), em Curitiba somos o casal embaixador de um projeto @esportepraviver onde visamos trazer mais casais para a prática de atividade física juntos, neste caso a corrida e a bicicleta.

Temos uma rotina de treinamento diário, com coach, nutricionista e acompanhamento periódico com médicos. Além de participarmos de provas regularmente todos os finais de semana em várias partes do Brasil e do mundo, o que nos credencia a correr grandes distâncias em ambiente extremos, como o Saara, aliando turismo com a prática do esporte.

O preparo da mala com assessórios, como: tênis, suplementos e roupas, requer tempo e dedicação para que tudo saia bem. Para mais detalhes do que levamos, e algumas dicas e estratégias postamos em nosso canal no Youtube um vídeo sobre.

Corremos os 25k do Deserto do Saara, o deserto mais quente do mundo, e o segundo maior em extensão. Corrida difícil, dura, cansativa e ao mesmo tempo prazerosa, com a sensação de segurança o tempo todo, feito por uma grande organização.

Correr no Deserto do Saara - Blog Foco Radical
Foto: Christian S. Mendes (Foco Radical)

O ponto de partida foi o Hotel Tombouctou do grupo Xaluca na cidade de Merzouga, e fomos em direção as dunas de Erg Chebbi. Largamos cedo, a temperatura estava baixa, com uma sensação de frio, em torno dos 12 graus e chegamos mais ou menos com 21 graus. O tempo todo pisando em areia fofa, o que torna muito mais cansativo, mas o belo visual durante todo o percurso fazia esquecer o cansaço, motivando, empolgando e nos fazendo conquistar a dobradinha dos primeiros lugares gerais dos 25k. Temos um vídeo em nosso canal bem detalhado do dia anterior e de praticamente toda a corrida, onde da para ter um boa noção do que vai encontrar na prova.

Após nossa corrida fomos conhecer um pouco mais de Marrocos e partimos de Merzouga para Marrakech. No caminho passamos pelos desfiladeiros de Todra, localizado na parte oriental da cordilheira do Alto Atlas, situado a noroeste da cidade de Tinghir.

Correr no Deserto do Saara - Blog Foco Radical
Foto: Heitor Pergher (Foco Radical)

Dormimos uma noite na cidade de Dadès, no hotel Xaluca Dadès e seguimos caminho passando pela rota das 1000 Kasbahs. Conhecemos Aït-Ben-Haddou e Ouarzazate que abrigam as famosas Kasbahs, que são casas fortificadas típicas do Marrocos, construídas de argila, estrume e palha, onde foram filmados: “O Gladiador”, a “Múmia” e “Babel”, além da série “Game of Thrones” e da novela brasileira “O Clone”.

Chegamos em Marrakech onde passamos duas noites e conhecemos alguns parques, palácios e o famoso mercado de quase mil anos, localizado dentro da medina. Lá negociamos lembrancinhas e tomamos um rústico suco de romã espremida a punho por um ambulante. Passamos bem!

Temos um vídeo no canal da nossa parte mais turística de Marrocos. Assista aqui

Agradecimento especial a equipe Foco Radical que eternizou nossos momentos com uma excelente cobertura fotográfica.

Confira nosso Canal no Youtube Ele e Ela Correr e Viajar

Por: Elaine Pauly Cervilha & Elessandro Vasque Cervilha
Ele e Ela Correr e Viajar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *