Conheça as belezas do Recife correndo

Recife tem um calendário de corridas de rua intenso. Todos os fins de semana há eventos, mas um chama a atenção. É aguardado pelos corredores, almejado e muitos esperam marcar um recorde pessoal nele. É a Corrida das Pontes do Recife, realizada tradicionalmente no mês de março. 

Em sua 17ª edição em 2022 (uma pausa por conta da pandemia na contagem), ela mantém a sua largada no Forte do Brum. Este é um dos pontos turísticos da cidade construído em 1629 pelos holandeses. A partir daí os atletas de 5 e 10 km já começam a conhecer uma das pontes da cidade: a Ponte do Limoeiro, uma das mais “novinhas”, inaugurada em 1966. 

Conheça o Recife correndo

A corrida de rua é uma oportunidade de turistas conhecerem pontos históricos da cidade sem precisar conseguir um guia. A Corrida das Pontes oferece isso e convida os locais a conhecer os principais pontos da cidade.

Os atletas dos 5k percorrem a Ponte do Limoeiro e conhecem a Ponte Princesa Isabel e a Ponte Buarque de Macêdo. Passam pela popular Rua da Aurora com monumentos como o Tortura Nunca Mais. a estátua de João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna. Conhecerão também a revitalização da via para arborizar ainda mais o espaço em frente ao rio tão querido da cidade.

Enquanto os 5 k voltam para o forte do Brum pela Rua Cais do Apolo, trajeto tradicional para os amantes dos eventos no Recife Antigo, os dos 1ok são convidados a cruzar a Ponte Duarte Coelho. Essa muitos já conhecem porque aloja o querido da multidão no Carnaval: o Galo da Madrugada. Esta data de 1868 e é um convite a admirar a cidade dos Rios em todo o seu esplendor em uma bela paisagem dividida entre construções de concreto e água.

Terão oportunidade de curtir ainda a fachada do Cinema São Luiz, hoje palco de muitos eventos locais de cinema independente. Inaugurado em 1952, ele hoje é monumento histórico de Pernambuco.

A última ponte a ser vista pelos corredores é a Ponte Boa Vista, popularmente conhecida como Ponte de Ferro por sua estrutura de metal a qual forma um belo design entrelaçado em suas laterais. E aí rendem lindas fotos, hein?

Corrida das Pontes no Recife - Blog Foco Radical

Foto: Matheus Firmino

Daí seguem pela Rua Floriano Peixoto, conhecendo a Casa da Cultura e o Museu do Trem do seu lado direito. Passam pelo Cais de Santa Rita com seus imponentes armazéns e que abriga tantos eventos de corrida tradicionais como a Maratona Maurício de Nassau.

Curta e corra!

Quem curte “turistar” correndo precisa colocar no calendário a Corrida das Pontes. É um evento de uma energia incrível porque, ao longo de suas edições, o público só tem a crescer. É um evento sempre com no mínimo 3 mil atletas, o que é gigante para uma cidade que abriga uma média de 400 inscritos em eventos locais. Tanta agitação segue ao som de orquestras de frevo no percurso e uma trilha sonora bacana de músicas locais.

E se nada disso te conquistou, há ainda a oportunidade de ter um registro no Marco Zero, o ponto de iniciação da capital pernambucana e palco de eventos com sua beleza e esplendor de ser um ponto turístico querido. De ladinho você ainda confere o Museu do Frevo e retorna ao Forte do Brum para ganhar sua medalha.

Lidianne - fotografa e jornalista - Blog Foco Radical

Por: Lidianne Andrade
Fotografa/ Jornalista
Instagram: @lidiannefotografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.