Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Corrida das Pontes

Corrida das Pontes

Conheça as belezas do Recife correndo

Recife tem um calendário de corridas de rua intenso. Todos os fins de semana há eventos, mas um chama a atenção. É aguardado pelos corredores, almejado e muitos esperam marcar um recorde pessoal nele. É a Corrida das Pontes do Recife, realizada tradicionalmente no mês de março. 

Em sua 17ª edição em 2022 (uma pausa por conta da pandemia na contagem), ela mantém a sua largada no Forte do Brum. Este é um dos pontos turísticos da cidade construído em 1629 pelos holandeses. A partir daí os atletas de 5 e 10 km já começam a conhecer uma das pontes da cidade: a Ponte do Limoeiro, uma das mais “novinhas”, inaugurada em 1966. 

Conheça o Recife correndo

A corrida de rua é uma oportunidade de turistas conhecerem pontos históricos da cidade sem precisar conseguir um guia. A Corrida das Pontes oferece isso e convida os locais a conhecer os principais pontos da cidade.

Os atletas dos 5k percorrem a Ponte do Limoeiro e conhecem a Ponte Princesa Isabel e a Ponte Buarque de Macêdo. Passam pela popular Rua da Aurora com monumentos como o Tortura Nunca Mais. a estátua de João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna. Conhecerão também a revitalização da via para arborizar ainda mais o espaço em frente ao rio tão querido da cidade.

Enquanto os 5 k voltam para o forte do Brum pela Rua Cais do Apolo, trajeto tradicional para os amantes dos eventos no Recife Antigo, os dos 1ok são convidados a cruzar a Ponte Duarte Coelho. Essa muitos já conhecem porque aloja o querido da multidão no Carnaval: o Galo da Madrugada. Esta data de 1868 e é um convite a admirar a cidade dos Rios em todo o seu esplendor em uma bela paisagem dividida entre construções de concreto e água.

Terão oportunidade de curtir ainda a fachada do Cinema São Luiz, hoje palco de muitos eventos locais de cinema independente. Inaugurado em 1952, ele hoje é monumento histórico de Pernambuco.

A última ponte a ser vista pelos corredores é a Ponte Boa Vista, popularmente conhecida como Ponte de Ferro por sua estrutura de metal a qual forma um belo design entrelaçado em suas laterais. E aí rendem lindas fotos, hein?

Corrida das Pontes no Recife - Blog Foco Radical
Foto: Matheus Firmino

Daí seguem pela Rua Floriano Peixoto, conhecendo a Casa da Cultura e o Museu do Trem do seu lado direito. Passam pelo Cais de Santa Rita com seus imponentes armazéns e que abriga tantos eventos de corrida tradicionais como a Maratona Maurício de Nassau.

Curta e corra!

Quem curte “turistar” correndo precisa colocar no calendário a Corrida das Pontes. É um evento de uma energia incrível porque, ao longo de suas edições, o público só tem a crescer. É um evento sempre com no mínimo 3 mil atletas, o que é gigante para uma cidade que abriga uma média de 400 inscritos em eventos locais. Tanta agitação segue ao som de orquestras de frevo no percurso e uma trilha sonora bacana de músicas locais.

E se nada disso te conquistou, há ainda a oportunidade de ter um registro no Marco Zero, o ponto de iniciação da capital pernambucana e palco de eventos com sua beleza e esplendor de ser um ponto turístico querido. De ladinho você ainda confere o Museu do Frevo e retorna ao Forte do Brum para ganhar sua medalha.

Lidianne - fotografa e jornalista - Blog Foco Radical

Por: Lidianne Andrade
Fotografa/ Jornalista
Instagram: @lidiannefotografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *