Entenda a função da abertura da câmera e como conseguir melhores cliques nas coberturas de esportes
O diafragma é a peça da máquina fotográfica responsável pela entrada de luz. Ele, juntamente com a velocidade do obturador e sensibilidade ISO, são os responsáveis pela captação de uma imagem na câmera fotográfica.
O que faz o diafragma?
Também conhecido apenas como “abertura”, o diafragma é o que controla a quantidade de luz que vai entrar na sua câmera e ser captado pelo sensor de imagem. Isso, logicamente, porque estamos falando da fotografia digital, o que usamos na Foco Radical.
Você diz pela abertura do diafragma quanto de luz entra e a velocidade determina por quanto tempo. E assim temos a captação de uma imagem. No modo M (manual) da máquina é o usuário quem diz o que quer e o equipamento só obedece.
Exemplo: abertura 5.6 com velocidade 800. Quer dizer que a máquina terá um diafragma aberto em 5.6 (grande abertura) e com a cortina do obturador abrindo e fechando em 800.

Entendendo os números do diafragma
Sabendo como ele funciona, é importante entender um conceito atrelado ao funcionamento do diafragma: a profundidade de campo. Ele funciona com aberturas controladas por números no equipamento, sendo 3.5, por exemplo, a maior abertura (maior entrada de luz) e chegando em média de 22 (menor abertura).
Os números são inversamente proporcionais. Quanto menor o número, maior a abertura do diafragma e quanto maior o número menor a abertura. Ou seja: menos luz entra.
Visualmente também temos uma mudança: na profundidade de campo. Quanto menor o número, mais luz entra, e menos profundidade de campo, semelhante ao olho humano. E quanto maior o número, mais profundidade de campo temos. Ou seja: teremos uma paisagem de fundo mais nítida.
O que muda para a fotografia esportiva
Saber controlar o poder de foco e desfoque de um diafragma é interessante criar efeitos na foto. O desfoque de uma maior abertura, por exemplo, serve tanto para esconder algumas falhas na paisagem de fundo que desagradaria o atleta, como para destacá-lo no meio da multidão, por exemplo.

Na prática, se você quiser destacar a paisagem com o atleta inserido nela, pode usar uma menor abertura (maior número). Caso precise esconder algumas pichações em um muro que servirá de cenário durante a corrida, use a maior abertura que sua lente permitir, há infinitas possibilidades.
Espero que você tenha gostado das dicas, até à próxima!

Por: Lidianne Andrade / @lidiannefotografia
Jornalista e Fotógrafa Esportiva