Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Dieta Cetogênica: conheça os benefícios

Dieta Cetogênica: conheça os benefícios

A dieta cetogênica é uma dieta rica em gorduras boas, moderada em proteínas e muito baixa em carboidratos. É projetada para fazer com que o corpo entre em um estado metabólico chamado cetose, no qual o corpo começa a quebrar a gordura armazenada em moléculas chamadas cetonas para ser usada como fonte de energia.

Normalmente, o corpo usa carboidratos como principal fonte de energia, mas em uma dieta cetogênica, o consumo de carboidratos é reduzido drasticamente, forçando o corpo a mudar para a queima de gordura como combustível.

A dieta cetogênica é geralmente composta de cerca de 70 a 80% de gorduras, 10 a 20% de proteínas e 5 a 10% de carboidratos. Alimentos ricos em gorduras, como carnes, peixes, ovos, nozes, sementes e óleos saudáveis, são permitidos, enquanto alimentos ricos em carboidratos, como grãos, açúcar, frutas e vegetais ricos em amido, são limitados.

Algumas pessoas seguem a dieta cetogênica para melhorar o desempenho atlético ou para reduzir a inflamação no corpo. Ela também pode ser indicada para pessoas com doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, Parkinson ou Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Mas, sua principal indicação é para pessoas que precisam perder peso rapidamente, como aquelas com obesidade, síndrome metabólica ou diabetes tipo 2. Além disso, também é recomendada para pessoas com epilepsia refratária, uma forma grave de epilepsia que não responde bem aos medicamentos.

Benefícios da dieta cetogênica

A seguir listamos alguns dos principais benefícios da dieta cetogênica:

Perda de peso: pode ajudar a reduzir o peso corporal, principalmente a gordura corporal, devido ao seu baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura, o que leva o corpo a queimar gordura como fonte de energia;

Melhora da saúde do coração: pode ajudar a melhorar os fatores de risco para doenças cardiovasculares, como pressão arterial, açúcar no sangue e níveis de triglicerídeos;

Aumento da energia: algumas pessoas relatam ter mais energia e disposição ao seguir a dieta cetogênica;

Melhora da função cerebral: pode ajudar a melhorar a função cerebral e a memória, bem como reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer;

Redução da inflamação: pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que pode ajudar a prevenir várias doenças crônicas;

Redução da acne: algumas pessoas também relatam que a dieta cetogênica ajuda a reduzir a acne.

Dica de receita

Para quem segue a dieta cetogênica ou gostaria de saber mais, separamos uma receita simples e deliciosa.

Omelete de espinafre e queijo feta

Dieta Cetogênica: omelete com espinafre - Blog Foco Radical

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 1 xícara de espinafre picado;
  • 1/4 de xícara de queijo feta;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, bata os ovos até que fiquem levemente espumosos. Adicione o espinafre picado e misture bem;
  2. Em uma frigideira antiaderente em fogo médio, aqueça o azeite de oliva;
  3. Despeje a mistura de ovos na frigideira e cozinhe por cerca de 2 a 3 minutos, até que o fundo comece a dourar;
  4. Adicione o queijo feta por cima da mistura de ovos e espere cerca de 1 minuto até que o queijo comece a derreter;
  5. Com uma espátula, dobre a omelete ao meio e cozinhe por mais 1 minuto;
  6. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva quente.

Esta receita é rica em proteínas, gorduras saudáveis e baixa em carboidratos, tornando-a perfeita para quem está seguindo uma dieta cetogênica. Além disso, é uma opção rápida e fácil para o café da manhã ou almoço.

No entanto, é importante lembrar que a dieta cetogênica não é adequada para todas as pessoas e pode ter alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, náuseas e constipação. É sempre recomendável conversar com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer dieta nova.

Foco Radical

Por: Redação Foco Radical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *