Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Editar ou não as fotos de eventos esportivos?

Editar ou não as fotos de eventos esportivos?

A edição de fotos é um dos métodos mais comuns de trabalhar com imagens e pode ser aplicado na fotografia esportiva.

Editar fotos é uma das práticas mais comuns do fotógrafo na atualidade. Os programas de edição estão disponíveis para serem usados e podem, com toda certeza, ajudar a corrigir erros. Contudo, na fotografia esportiva, pode não haver tempo hábil para isso e é preciso avaliar vantagens e desvantagens

Vantagens da edição
Um dos pontos importantes é que a foto pode, de fato, ficar melhor. É possível realçar cores, remover sombras e aumentar o contraste valorizando o atleta. Há sim benefícios: elas se tornam mais vendáveis e as fotos consideradas “ruins” podem voltar a ser boas. O crop também é um bom amigo do fotógrafo. Pode-se remover pessoas indesejadas, lixeiras e acessórios nas bordas do ambiente, os quais atrapalham uma boa imagem. Ou seja: o que é bom pode ser ainda melhor. Mas, atentem-se em não perder a resolução mínima exigida para o upload das fotos.

Desvantagens da edição
Quanto mais fotos, mais tempo de processamento editando e isso exigirá um excelente computador. Em alguns casos, o envio das fotos para aquisição dos atletas pode levar muito tempo e você poderá perder o prazo para concluir o processo quando o evento ir ao ar. O maior volume de vendas acontece nas primeiras horas que o evento entra no ar, no site da focoradical.com. Outro ponto importante para analisar é que a edição em lote pode ser falha. Luzes diferentes, exigem edições diferentes. Pode funcionar para a maioria, mas várias fotos podem ser perdidas com essa edição por não ficarem adequadas. A solução existe, claro: editar em lotes menores ou uma a uma. E, mais uma vez, esbarramos no fator tempo. Outro ponto importante a ser analisado é que muitos atletas adquirem as fotos para as suas redes sociais e preferem aplicar seus filtros e edições.

Qual seria o ideal?
O melhor mesmo para evitar tempo perdido e conseguir enviar as fotos tão rápido quanto os atletas anseiam é obter o melhor click possível no momento da captação. Em vários casos, o ajuste da câmera e uma análise do background no momento da foto, faz com o que a foto saia tão boa que não precisa de edição. Corta-se, portanto, o tempo pós-prova e também melhora-se a técnica fotográfica quando se preza pela melhor qualidade.

Por: Lidianne Andrade / @lidiannefotografia
Jornalista e Fotógrafa Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *