Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Efeito Panning o que é?

Efeito Panning o que é?

Antes de falarmos sobre o Efeito Panning é importante entendermos quais são as 3 bases principais que utilizamos para criar uma foto, que são: o ISO, o diafragma ou abertura da lente e a profundidade de campo.

O ISO trabalha com a granulação, é o que deixa a foto mais ou menos granulada. Um ISO baixo significa uma foto mais limpa, com menos grãos ou pontos na imagem. Enquanto que um ISO mais alto faz com que a foto fique com mais grãos ou ruídos.

O diafragma, ou abertura da lente, possibilita a entrada de mais ou menos luz na lente e trabalha com a profundidade de campo. Ou seja, quanto mais aberta a lente estiver, mais entrará luz irá entrar e com isso o fundo vai ficar desfocado. Por outro lado, quanto menor for a abertura menos luz vai entrar e com isso o fotógrafo conseguirá uma nitidez melhor. Para o Panning a principal base é a velocidade, quanto mais alta for a velocidade mais fácil será congelar o movimento do objeto, quanto mais baixa for a velocidade mais arrastada ou em movimento fica a imagem.

Para tentar ilustrar melhor a questão da velocidade podemos usar o exemplo de quando fotografamos um catavento que está girando. Se fotografarmos em velocidade alta ele vai ficar parado, se por outro lado, fotografarmos esse mesmo objeto com velocidade baixa, ele vai criar um arrasto que dá a impressão que o catavento está em Movimento.

No Panning basicamente você junta a velocidade baixa com um pequeno movimento de mãos. Com isso, como a velocidade está baixa, a foto ficará borrada. Porém, com este leve movimento de mãos acompanhando o objeto principal da foto sua movimentação será anulada e o objeto principal ficará em foco com o fundo desfocado.

Efeito Panning (Foto: Christian S. Mendes) - Blog Foco Radical

Fotos: Christian S. Mendes

 

Por que os fotografos usam o Efeito Panning?

O Panning da um efeito visual de movimento na fotografia, temos a impressão que o objeto em questão está focado e em movimento por causa do fundo desfocado. Um Panning bem feito faz a foto ficar perfeita, mas nem todos os fotografos conseguem acertar. Ou as fotos saem boas, é dificil acertar 100% o Panning, o ruim é que como a velocidade da camera está baixa, e geralmente em fotos deste tipo o objeto principal está em movimento, não da tempo do fotógrafo fazer uma foto em panning e uma outra congelada. A não ser que ele use 2 câmeras, uma com a velocidade baixa e outra com a velocidade alta.

Efeito Panning - Blog Foco Radical

Foto: Fabricio Jachowicz

Na maioria das vezes o fotografo tem que escolher se faz a foto em Panning ou não, geralmente eles escolhem fazer este tipo de foto quando o fundo não é atraente para a foto, por exemplo, um ciclista descendo uma serra com folhagem de fundo. Nesse caso o Panning vai dar a sensação de movimento (o que torna realista a foto da descida da serra).

O Panning é uma técnica de execução bastante delicada mas que gera imagens incríveis e transmite a sensação de velocidade que o atleta experimenta.

Por: Marco Aurelio Nunes Junior
Fotografo Esportivo, ciclista, Guia de Turismo Regional,
Nacional e Internacional especializado em Buenos Aires,
Rio de Janeiro e Egito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *