Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Emagrecer x Perder Peso

Emagrecer x Perder Peso

É comum as pessoas se queixarem de que mesmo com uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, não veem resultados na balança. Mas, o fato de não ter perdido peso não significa que não tenha emagrecido. Primeiramente, é preciso entender que o peso do nosso corpo corresponde à massa de diferentes tecidos: músculos, gordura, ossos, água etc. Portanto, quando falamos em perder peso, estamos nos referindo a diminuição de qualquer um desses componentes. Já o termo ‘emagrecer’ diz respeito à perda de gordura, que é o que nós queremos já que ela está associada a diversos malefícios para a saúde.

É possível emagrecer sem perder peso, uma vez que os músculos são mais densos e compactos do que a gordura. Para exemplificar, um quilo de gordura ocupa mais espaço em nosso corpo do que um quilo de músculos. “Emagrecer seria a perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, mas isso a balança não registra”

O ideal é mudar a alimentação, ao invés de parar de comer, e sempre fazer atividades aeróbicas e de resistência voltadas para o trabalho de fortalecimento muscular.

Emagrecer x Perder Peso - blog Foco Radical

A fonte de energia para o treinamento deve vir do alimento ou mesmo de um suplemento com quantidades pré-estabelecidas de carboidratos e proteínas. Sem uma orientação nutricional e acompanhamento médico adequado, o seu organismo passa a usar a massa muscular como fonte energética, prejudicando a performance do treinamento e aumentando as chances de lesões. Não adianta emagrecer e não se manter saudável.

Ainda sim a reeducação alimentar, aliada à prática de exercícios físicos são realmente as melhores maneiras de emagrecer de forma efetiva. Juntas, elas aceleram a transformação das calorias dos alimentos na energia necessária para realizar as tarefas do corpo (como respirar, bombear oxigênio aos músculos, etc), proporcionando a queima da gordura. Quanto mais músculos, mais trabalho corporal, mais queima de gordura e mais rápido será o metabolismo funciona.

Como fazer o metabolismo funcionar bem:

Faça algum tipo de musculação: A prática de musculação gera queima calórica alta e aumento do tecido muscular que trabalha na queima de energia, acelerando o metabolismo.

Emagrecer x Perder Peso - Blog Foco Radical

Beba água: Além de atuar no transporte de vitaminas e minerais, a água acelera um pouco mais o metabolismo.

Consuma mais proteína: Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovo, são mais difíceis de serem digeridos do que carboidratos e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. Porem não esqueça que o carboidrato é a fonte de mais energia para seu treino. Ou seja não deve ser excluído totalmente da dieta.

Tome o café da manhã e não fique muito tempo sem comer: Pular refeições faz o corpo “economizar” energia, atitude que dificulta a perda de gordura. Fracionar as refeições, além de fazer com que o corpo trabalhe mais, evita exageros alimentares.

Dê preferência a alimentos caseiros, livre de aditivos químicos e corantes, eles levam mais tem para o corpo metabolizar e fazer sua queima além disso esses alimentos são ricos em gorduras para sabor e textura ideal para sua venda em mercado.

Bons treinos!

Por: Bianca Passos
@biancapassosnutriquecorre
Nutricionista Clínica, funcional e Esportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *