Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Escolinha de Triathlon

Escolinha de Triathlon

Formando Campeões na Vida e no Esporte

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões nasceu em 2015, em Curitiba-PR, cidade natal de seu idealizador, padrinho e gestor, o triatleta olímpico Juraci Moreira. Medalhista pan-americano, hexacampeão brasileiro da modalidade e três vezes representante olímpico.

Foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e Colégio da Polícia Militar do Paraná.

A educação é nossa bandeira. Levamos para as salas de aula valores importantes do esporte, como disciplina, determinação, responsabilidade, respeito e trabalho em equipe. Como efeito colateral, descobrimos vários talentos da nova geração do esporte, com diversos alunos compondo as seleções nacionais do alto rendimento do triathlon.”

Escolinha de Triathlon - blog Foco Radical
Foto: Neto Silva

O que é a escolinha de Triathlon?

É um projeto que visa proporcionar a crianças e adolescentes entre 08 e 16 anos, que estejam regularmente matriculados em escolas da rede pública de ensino, a inserção da prática da modalidade esportiva Triathlon.
O objetivo desta inclusão é estimular a prática esportiva saudável entre esses jovens e ainda revelar talentos por meio das três modalidades do Triathlon: natação, ciclismo e corrida. Para no futuro termos alguns desses atletas inseridos em projetos de alto rendimento. Para estes jovens de baixa renda aprenderem uma modalidade olímpica, é a oportunidade para melhorar a qualidade de vida através do esporte.

Porque apoiar o projeto?

A adolescência é a fase onde os caminhos da vida adulta começam a ser traçados. A oportunidade de praticar um esporte neste período é fundamental para o jovem escolher o caminho saudável e próspero.

O projeto tem como objetivo principal democratizar o acesso dos jovens de baixa renda a essa modalidade olímpica, o triathlon. Além de desenvolver disciplina e organização, o jovem melhora o aproveitamento escolar e acaba influenciando os amigos a praticar atividades esportivas também, criando assim um ambiente saudável ao redor de toda a família. Todos estes fatores contribuem para a formação da bons cidadãos

Onde posso encontrar o projeto?

A Escolinha está presente em 5 estados brasileiros com 13 núcleos que atendem mais de 500 alunos, os estados são: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

localização das unidades da Escolinha de Triathlon - Blog Foco radical
Mapa: Escolinha de Triathlon

Metodologia de Ensino

As atividades esportivas serão aplicadas por professores de Educação Física orientados pelo coordenador do projeto.
As crianças e adolescentes são divididas em turmas de acordo com a faixa etária.
Elas têm aulas de duas horas de duração, sempre no contraturno escolar, de duas a três vezes por semana.

Seleção Escolinha de Triathlon

A metodologia de sucesso na formação das categorias de base do esporte também ajudou a descobrir alguns talentos da nova geração do triathlon brasileiro. Para atender esses talentos, a Escolinha formou um grupo de alto rendimento, composto por oito alunos. Eles contam com um time de três treinadores e um programa específico de treinos, visando o desenvolvimento para as principais competições nacionais e internacionais.

A Seleção:
Gabrielle Lemes
Alice Tinelli
Amanda Moro
Angelina Carvalho
Gabriel Lecheta
Roberto Paulo Licheski
Vinícius Avi Sant’Anna
João Vitor Mazorca

Seleção Escolinha de Triathlon - Blog Foto radical
Foto: Mauro Fanha

Você pode ajudar a Escolinha de Triathlon Formando Campeões a desenvolver os futuros talentos do esporte e fazer parte desse time pioneiro no Brasil. Doações de materiais e equipamentos esportivos, novos ou usados (desde que em bom estado), são muito bem vindos. Vale doar toucas e óculos de natação, tênis e bikes de triathlon, por exemplo.

Para entrar em contato ou saber como se tornar parceiro clique aqui.
Instagram: @escolinhadetriathlon

Por: Juliana Leite
Assessoria de Imprensa: On Board Sports
Site: http://escolinhadetriathlon.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *