Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Fotografia de Corrida: como se posicionar

Fotografia de Corrida: como se posicionar

As corridas em geral possuem um percurso predeterminado, para que os atletas saibam por onde irão correr. Na maioria das vezes, o atleta faz a inscrição por causa do percurso, por isso saber se posicionar na fotografia de corrida é muito importante.

Ele quer conhecer ou percorrer aquela região. Às vezes paga uma passagem de avião muito superior ao valor da inscrição do evento, apenas para conhecer o lugar. É importante ter isso em mente na hora de escolher um local para se posicionar na hora de fotografar uma corrida, seja ela de rua, trilha, montanha, MTB ou triathlon.

Estude percurso da prova

Antes de fotografar uma corrida, você precisa estudar o mapa do percurso. A melhor opção é acessar o site oficial do evento e analisar por quais ruas os atletas passarão. Assim, você consegue antecipadamente calcular quanto tempo leva para chegar e saber se seu posicionamento será favorável para fotografar a corrida.

Fotografia de corrida: como se posicionar - Blog Foco Radical
Mapa do percurso da corrida Correndo Contra o Câncer – Imagem: Yescom

No mapa também é possível saber se há pontos históricos ou turístico pelo trajeto, dentre outras possibilidades interessantes.

Analise o background

O “Background” ou “fundo da imagem” é de extrema importância para ter uma fotografia de corrida bacana. Claro que a postura do atleta, seu sorriso e a forma como ele está correndo também devem ser eternizados no clique.

Mas, por exemplo, seu o fundo for um muro com pichações de frases inadequadas para menores de 18 anos, isso prejudicará a sua foto.

Pontos marcantes são importantes

Na Maratona do Rio, por exemplo, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor são cenários que se encontram apenas naquela região e o atleta gosta disso. A proposta de escolher um local em que seu background seja único para o atleta e característico da cidade ou região, isso irá valorizar a fotografia de corrida.

Pão de Açúcar – Maratona do Rio de Janeiro 2022 – Foto: Marcelo Depizollatti / Foco Radical

A natureza sempre ajuda

O percurso é comum e conhecido de todos? Então, busque algo que deixe suas fotos mais atrativas para o atleta. Locais com plantas locais e árvores frondosas serão de grande ajuda para ambientes que não há outros atrativos.

Se o atleta passar duas vezes pelo mesmo ponto, melhor!

São duas chances para você fazer boas fotos. Nem todas as provas de corrida são assim, mas algumas são com percurso de ida e volta passando pelo mesmo ponto. Neste caso, é importante estudar bem o mapa e, se possível, confirmar com aos staffs se de fato aquela informação está correta.

Importante: os organizadores podem modificar o percurso da prova até mesmo no dia, se houver alguma imprevisto em seu projeto. É comum e aceitável porque prioriza-se a segurança e bem estar dos atletas, assim como, manter uma relação amigável com os órgãos de trânsito e municipais.

Veja a possibilidade de desfocar o fundo

Se, infelizmente, as opções de fundo não são as melhores no ambiente, a melhor saída é aumentar bastante a abertura e desfocar o fundo da imagem ao máximo. Assim você consegue focar no atleta, tentando ignorar ao máximo o cenário.

No mais, é importante analisar as possibilidades e sempre chegar pelo menos 15 minutos antes ao local. O deslocamento durante a prova, com os atletas já em pista, pode ser bem difícil. Além de, te fazer perder alguns cliques.

Lidianne Andrade - Jornalista e Fotografa Esportiva

Por: Lidianne Andrade / @lidiannefotografia
Jornalista e Fotógrafa Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *