Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Fotos na horizontal ou vertical: qual a melhor?

Fotos na horizontal ou vertical: qual a melhor?

Escolha o melhor recorte da sua cena de acordo com o ambiente e as condições do cenário.

Na fotografia esportiva sempre há espaço para uma boa foto. Se for captado um bom momento do atleta, o atleta vai querer o click e possivelmente vai adquirir. Então, sendo foto horizontal ou vertical, o importante é que o registro siga as regras básicas da fotografia e será vista com um sorriso.

Vertical valoriza o atleta
A foto na vertical tem preferência em vários esportes. Como a corrida de rua, por exemplo. Ela exalta a postura, o porte físico e exibe a passada, um dos grandes trunfos do corredor. Funciona muito bem como atração visual com os atletas. Em vários esportes a foto na posição “de pé”, como conhecemos no popular, funciona. Em jogadas de basquete, por exemplo, é uma forma de valorizar o atleta e a altura da cesta. Já no futebol e beach tênis é possível focar no praticante da atividade, em suas caras e bocas. Outro ponto a ser lavado em conta é a usabilidade nas redes sociais.

Foto: Flavio Handerson de Oliveira / Foco Radical

Horizontal é perfeita para grupos
A posição horizontal da máquina permite uma foto aberta, o que é uma vantagem quando se há um background a ser valorizado. Se o atleta está diante de um ponto turístico importante para a cidade ou para a prova, é a melhor pedida. Seria interessante, para exemplificar, uma foto que mostre o Pão de Açúcar na Maratona do Rio e isso fica muito bacana quando se opta pela posição horizontal.
Em provas de corrida é comum cruzar com grupos e casais na pista. Nestas situações é com a lente o mais aberta possível e na horizontal que você vai conseguir os melhores resultados. Com uma 18 – 55 mm, por exemplo, a lente mais tradicional por ser básica em várias compras de kit, é perfeita para isso. Você consegue captar equipes, casais fazendo coração, trios, dentre outros.

Ajuste de acordo com a necessidade
Qual a mais indicada? Depende do esporte, local e situação. Se o plano de fundo não está bacana, optar pela vertical é a melhor opção para esconder, por exemplo, lixeiras, pessoas indesejadas ou carros. Mas para saber qual o certo só analisando o ambiente mesmo.

Por: Lidianne Andrade / @lidiannefotografia
Jornalista e Fotógrafa Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *