Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Gladination Hard Race

Gladination Hard Race

A aventura de participar de uma corrida de obstáculos

Correr exige muito do corpo, mas você ainda pode ir além. E se eu te contasse que alguns atletas correm e ainda se desafiam com força, destreza física e velocidade para percorrer 5 km? Estamos falando da Gladination Hard Race.

A cerca de 30 km da capital pernambucana, precisamente na cidade de Carpina. É lá que acontece um dos eventos mais grandiosos de corrida de obstáculos do Nordeste. A Gladination Hard Race é semestral e reúne atletas até de outros estados.

A proposta é simples: percorrer 5 km, mas com obstáculos. É só seguir o percurso ao lado dos companheiros de aventuras em busca de sua medalha finisher.

O desafio, contudo, é não desistir nos obstáculos. O tempo não é seu inimigo, mas sua mente e seu corpo podem ser.

Corrida Gladination Race - Blog Foco Radical
Corrida Gladination Race – Blog Foco Radical

Mostre sua força!

Ao longo do percurso os atletas encontram obstáculos nos quais o seu corpo poderá querer sentar um pouco, recuperar o ritmo de respiração para tentar seguir. São muralhas de madeira com corda, por exemplo, buracos para rastejar na lama, ultrapassar piscinas com água gelada, carregar troncos, dentre outros.

A proposta do evento, na étima edição, é fazer o atleta mostrar seus dotes de força física. Ir além do limite básico que um corredor já possui. Além disso, a corrida é um detalhe diante de tantos obstáculos os quais exigem muito do corpo e estratégia também.

Este é um dos eventos mais procurados do nordeste do segmento com uma estrutura incrível. Por ser afastado da capital permite uma arena enorme. Alguns dos obstáculos são visíveis na entrada para vislumbre. Outros, porém, só dá para conhecer depois da largada. E há uma trail run também!

Prova Gladnation Hard Race - Blog Foco Radical
Foto: Foto: Lidianne Andrade/ Fotógrafa: Foco Radical

A festa dos pelotões

O evento reúne em média 1.200 participantes largando em pelotões. Cada um deles é composto de acordo com o horário escolhido para a largada durante a inscrição. A primeira largada é da elite, um dos mais queridos do público que vai assistir ou acompanhar atletas porque envolvem aqueles que querem chegar ao pódio. É um pelotão de muitos aplausos, gritos e fotos mesmo sem conhecer os nomes dos competidores principais. Largam às 7h30.

A partir do primeiro pelotão um intervalo técnico pausa um pouco e começam as demais largadas. Logicamente os desafiados marcam com seus amigos largar junto para uma festa ainda maior. Há grito de guerra de equipes e canções militares, por exemplo. Os militares, aliás, são um público cativo do evento(bombeiros, policiais, soldados…), bem como os lutadores de artes marciais, os atletas de crossfit, dentre os corredores de rua tradicionais que querem algo diferenciado no porta- medalhas.

Juntos eles largam e juntos completam, em sua maioria. Ao longo das provas temos animação, atletas dando força a desconhecidos. Ajudando a alcançar uma argola no alto de uma estrutura metálica, por exemplo. Ou ainda levantando um amigo para o obstáculo king kong, por exemplo, um conhecido do crossfit para ultrapassar uma escada deitada pendurando-se apenas pelos braços ao longo das barras. Se cair, um banho de lama em piscina artificial embaixo te espera.

Prova Gladnation hard race
Foto: Lidianne Andrade/ Fotógrafa: Foco Radical

Estar bem preparado é crucial na Gladination Hard Race

A Gladnation é apenas uma das diversas corridas de obstáculos que temos no Brasil. Ela convida à aventura, mas exige muito do corpo. Mas, um corredor de rua que deseja passar por este tipo de evento precisa de preparação extra. Converse com seu treinador sobre o assunto porque treino de força e preparação são essenciais. 

fotografa e jornalista

Por: Lidianne Andrade
Fotografa/ Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *