Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Lentes Fixas na Fotografia Esportiva

Lentes Fixas na Fotografia Esportiva

Saiba quais são as vantagens de usar lentes fixas na fotografia de esportes

As teles são as queridinhas da cobertura fotográfica de corrida de rua. Também pudera! O longo alcance e flexibilidade na distância são importantes para uma excelente cobertura de eventos esportivos. Nas corridas de rua representam, portanto, um leque de possibilidades criativas. Contudo, as lentes fixas, como por exemplo às 50 mm, podem te surpreender.

Facilidade na fotometria

A lente tele envolve várias sub lentes em um único produto. Você tem dentro dela uma 70mm, 100 mm e uma 200 mm, por exemplo. E podem ser muito claras, como a popular 70 – 200mm 2.8, que muitos usam ou almejam. Contudo, a cada mudança de lente você terá que ajustar para uma fotometria diferente.

Já com a lente fixa não. Com exceção dos ajustes de mudanças drásticas de luz, você terá um ajuste único para fotos de vários atletas. Enquanto a luz não muda (o que não é tão rápido), usará apenas o corpo para seus clicks. Menos chance de errar com a luz.

As lentes fixas são mais leves

Um dos problemas das teles é que elas são mais pesadas, o uso de monopé e tripé ajudam, mas limitam o fotógrafo. E se unir o flash e o grip de bateria terá um equipamento de longo alcance. Porém, pesado, o que pode, inclusive, causar lesões por esforço repetitivo. A tendinite é um mal que assola muitos fotógrafos.

Um equipamento fotográfico leve te permite maior agilidade. Você cansa menos, suportando provas maiores e por mais tempo.

Lentes fixas na fotografia esportiva - Blog Foco Radical

Grande poder de nitidez

As lentes fixas são também menores e mais baratas. Elas podem chegar a um terço do valor de uma tele com uma grande abertura. Você consegue por um bom preço uma 35 mm, por exemplo, com abertura 1.8, que são excelentes para eventos no início da manhã ou no final da tarde, prolongando um pouco mais o uso da lente sem o flash.

Provoque a sua criatividade!

É fato que as teles são excelentes para cobrir eventos esportivos, especialmente corridas de rua. Mas, com uma lente fixa você enfrenta um desafio: ser criativo. É preciso ousar nos posicionamentos e buscar ângulos diferenciados com o próprio corpo, para criar fotos surpreendentes e encantar os atletas.

Se você ainda não atua na fotografia esportiva, mas gostaria de conhecer esse novo e promissor nicho, acesse o site focoradical.com e cadastre-se para cobrir eventos esportivos em qualquer região do Brasil.

Espero que tenham gostado das dicas, até a próxima!

Lidianne Andrade - Jornalista e Fotografa Esportiva

Por: Lidianne Andrade / @lidiannefotografia
Jornalista e Fotógrafa Esportiva

4 comentários em “Lentes Fixas na Fotografia Esportiva”

  1. Parabéns pelo blog , sou fotógrafo oficial e estou gostando de fazer parte do time da FOCORADICAL! GRATIDÃO 🙏🏼📸🌻

  2. Obrigado pelas dicas, tenho uma 50mm e pretendo usá-la na próxima vez.
    Gostaria de sugerir um tema para que vocês pudessem nos dar dicas.
    Vocês poderiam falar sobre “fotografia de corrida noturna”, dicas de como utilizar o flash por exemplo.
    Já deixei de fotografar uma corrida noturna, pois fiquei com receio do flash no rosto atrapalhar os atletas, pois no meu caso só com flash, já que tenho uma canon 70d, lentes 18-55 e 50mm 1.8.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *