Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Melhore sua Performance na Corrida com Jump

Melhore sua Performance na Corrida com Jump

Imagine um treino que inclua trabalho de propriocepção e equilíbrio, força muscular, coordenação, educativos técnicos de corrida, com impacto reduzido e músicas incríveis… Sim, isso existe! As aulas de Jump podem te ajudar muito a melhorar seu desempenho nas provas de corrida!

As aulas utilizando mini trampolins são muito procuradas nas academias por sua simplicidade, diversão e alto gasto calórico. Mas muito além do emagrecimento, os exercícios desenvolvidos nessa atividade são de grande valia para os corredores amadores e profissionais.

Melhore sua performance na corrida com aulas de jump - Blog Foco Radical

A primeira estratégia positiva do Jump para os corredores é o próprio minitrampolim. A superfície elástica tem a capacidade de absorver mais de 80% do impacto das articulações de tornozelo, joelho e quadril em relação aos mesmos movimentos realizados no chão. Além disso, favorece o desenvolvimento de propriocepção e do equilíbrio, fortalecendo os ligamentos e tendões envolvidos na estabilização articular. Com estruturas mais fortes e estáveis e menos impacto durante os treinos, reduz-se significativamente o risco de lesões.

Um dos aspectos mais interessantes – e que muitas vezes é esquecido – é o fator diversão. A música é um poderoso agente de redução da percepção de esforço, conduzindo a execução dos movimentos com maior intensidade e velocidade, além de ´distrair´ o sistema nervoso central do cansaço muscular e estimular a prática com maior intensidade e por maior tempo.

E não para por aí! Somando trabalho coordenativo e desenvolvimento cardiorrespiratório, as aulas de jump se mostram estratégias muito ricas para a melhoria da performance dos corredores. Em 45 minutos de treino sobre o minitrampolim, o praticante pode atingir até 85% da sua FC máxima e trabalhar dentro do 65% do VO2 máximo – muito próximo dos índices alcançados em uma corrida.

Com as combinações de movimentos como flexões de quadril, elevação de joelhos à frente e de calcanhares atrás, e corridas em diferentes ritmos e direções, é possível desenvolver maior coordenação e habilidade na técnica de corrida, além de aumentar a força de membros inferiores e core, e a flexibilidade de quadril, joelho e tornozelos.

Além de divertido e inclusivo, o Jump é uma ferramenta incrível para levar sua corrida a outro nível! Partiu saltar para correr melhor?!

Por: Rebeca Körting Durajski
Gestora e Treinadora Maori Group Fitness e Maori Running Club
Embaixadora LesMills Brasil
CREF 017422-G/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *