Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Melhore sua Performance no Esporte

Melhore sua Performance no Esporte

Saiba como a retrospectiva pode te ajudar a aumentar sua performance no esporte

Você alguma vez já parou junto com seu treinador para fazer uma análise de suas provas do ano anterior? Independente do nível ou objetivo do atleta, acredito que todos buscam melhorar sua performance no esporte, essa análise pode ajudar bastante na orientação de sua próxima temporada. Quanto mais o atleta se conhece, descobrindo seus pontos fortes e pontos fracos, mais fácil fica desenvolver as estratégias para evoluir.

Mapeando as virtudes e fraquezas conseguimos orientar melhor a preparação física e tática, e também definir o calendário de provas para melhor performance. Claro que quanto mais dados analisarmos, mais informações teremos para orientar melhor a periodização, mas algumas análises básicas já ajudam bastante.

De forma simplificada minha dica é relacionar o desempenho nas provas com o tipo de terreno, clima, horário da largada e período do ano. Assim podemos identificar se o atleta tem melhor rendimento em provas planas ou com subidas, em dias quentes ou frios, largando de manhã ou de noite, e até se fatores externos como compromissos, ou stress podem ter influenciado no resultado de determinada prova.

A análise pode ser dividida em elementos físicos e táticos, que interagem entre si. Na parte física podemos relacionar resistência, velocidade e força, que podem ser trabalhadas de diferentes formas e em diferentes períodos, de acordo com o diagnóstico das provas. 

Melhore sua Performance no Esporte - Blog Foco Radical

E a parte tática está relacionada tanto com a maneira que realiza sua estratégia no dia da competição (largar forçando ou poupando, por exemplo), com a escolha de competições de acordo com suas características físicas e distribuição dessas provas ao longo do ano. Também podemos incluir na parte tática sua estratégia alimentar realizada durante competições, treinos e no dia a dia.

Um corredor que identificou dificuldades em provas com subidas, por exemplo, pode fazer alterações em seu treinamento, alimentação, tática e na escolha de provas mais adequadas para sua evolução na próxima temporada. Na preparação física ele pode focar melhor em força e treinos específicos de subida, além de mudar o plano alimentar para perder peso, e assim subir melhor. A preparação tática orienta na melhor forma de encarar uma prova, como se poupar no plano para tentar subir melhor, e na própria escolha das provas, se vale a pena ou não escolher provas com subidas.

Outro ponto simples, mas importante para analisarmos, é se você tem mais dificuldades no início ou final da prova. Com isso, podemos identificar falhas na preparação física, orientando maior foco em resistência ou velocidade. Na estratégia alimentar, vale relacionar várias informações, como tipo de alimentos e horário da alimentação, tanto antes quanto durante a prova. E na parte tática analisar estratégias de ritmo e até protocolos de aquecimento.   

Melhore sua Performance no Esporte - Blog Foco Radical

Em esportes com diferentes modalidades como o Triathlon, por exemplo, devemos analisar de forma separada cada modalidade, identificar em cada uma delas os pontos fortes e fracos e também analisar o esporte como um todo, pois uma modalidade pode ter influência sobre a outra.

Um bom exemplo é um triatleta que tem um bom desempenho em provas de corrida, mas não consegue correr bem em provas de Triathlon. Neste caso, talvez o foco do treinamento não deva ser na corrida e sim no ciclismo ou até na natação, que provavelmente o desgasta demais e não o deixa correr da mesma forma que faria em uma prova de apenas de corrida.

Acredito que não seja segredo que a evolução nos esportes começa com um bom planejamento, e quanto mais áreas englobarmos nessa análise, maiores são as chances de evoluir. E toda essa programação esportiva começa no autoconhecimento, identificando fatores positivos, mas principalmente os limitantes.

O conhecimento e entendimento desses fatores, além da troca de informações com seu treinador é o ponto inicial para aumentar sua performance no esporte. Tenho certeza que se conseguir analisar esses fatores, sua temporada de 2023 vai ser bem melhor que a de 2022.

Por: Fernando Couto / @ffcouto
Treinador esportivo especializado em Triathlon,
Bioquímica e Fisiologia do Exercício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *