Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Número de Peito: porque é importante

Número de Peito: porque é importante

Faz parte do ritual do atleta buscar seu kit e apreciar o número de peito. Aquela pequena folha de papel levemente plastificada significa inscrição oficial. Em outras palavras, terá direito a receber hidratação e medalha. Para o fotógrafo do Foco Radical, é também a porta de acesso para as suas fotos.

O número de peito também faz parte do trabalho do fotógrafo esportivo, especificamente falando de corrida de rua, duatlon e triatlo. Da mesma forma que ele identifica o inscrito no evento para acesso à arena e suporte na pista, no pós prova ele é a via de acesso às imagens. É através dele que você consegue buscar seu registro e garantir uma lembrança visual do seu desafio ou superação.

Usamos o número de peito por um simples motivo: ele é a forma mais simples de identificação. “Não seria o reconhecimento facial?”, alguns questionam. Sim, se todos corressem com o rosto limpo. Lembrem das viseiras, dos óculos, das bandanas e afins. Os acessórios dificultam um pouco em vários casos. O número de peito, porém, é único.

O fotógrafo e seu número

O número de peito é padrão do atletismo. Ele foi instituído nas competições oficiais e se tornou padrão em todo o mundo. Onde você for correr, e seja qual distância for, vai usar um papelzinho na frente. Ele é seguro e fácil. A dedicação do nosso sistema em usar o número do peito envolve algumas horas de trabalho pós prova. Enquanto o atleta curte o descanso, o fotógrafo dedica-se a conferir o número porque ele é a forma mais ágil da busca. É só digitar no campo específico do site e verá todas as fotos cadastradas. Simples assim!

Correr sem ele é ruim para buscar a foto? Apenas para o atleta porque há galerias para isso: a de não identificados. Se não conseguimos ver o número, então migramos para lá e é preciso procurar uma a uma.

Número de Peito, Blog Foco Radical - foto por Lidianne Andrade

Foto: Lidianne Andrade

Muito além de um número

Alguns atletas dão grande valor ao processo de identificação e já reconhecem nossos amarelinhos na pista, exibindo o número claramente para foto. Contudo, esta não é a sua única função. Por trás da sequência numérica temos os dados do inscritos. É assim que a organização consegue saber quem ganhou o evento tanto no pódio geral como na faixa etária. Ou a arbitragem consegue identificar situações como uma pessoa correndo por outra, o que pode danificar drasticamente um pódio. Em muitos eventos, não usar o número é desclassificatório. Ele também traz seus dados agregados. Quando você realiza a inscrição informa seus dados pessoais e telefone para contato. É com isso que a empresa organizadora entrará em contato em caso de acidentes ou mesmo se você perder algum bem pessoal. Ele serve para saber quem é você e te prestar um socorro adequado. Tudo bem, nunca aconteceu com você mas pode acontecer com um amigo. Logo, preencha direitinho.

Isso sem contar que em algumas provas imprime-se o nome. Nada mais gostoso que ouvir o narrador falando seu nome na linha de chegada, não acha? É por ali que ele vê. Uma folha tão pequena tem tanto valor que você nem imagina.

Número de peito ou de perna?

O padrão do atletismo é usar número de peito no peito. O peitoral mesmo, a linha acima do tórax. Usamos na barriga? Sim! Tem problema? Tanto para a prova como para a identificação de fotos a resposta é não.

Número de Peito, foto por Lidianne Andrade - Blog Foco Radical

Foto: Lidianne Andrade

O importante é ele ser visível. E ai estamos falando do número de perna (na lateral às vezes não dá mesmo para visualizar claramente), de “pinto” (aqueles cintos presos por cima da camisa) e há quem não use mesmo porque não curte. Nos três casos nada te difere de um pipoca, um não pagante, e é motivo de expulsão do evento.

Dos fotógrafos, fica a dica: deixar o mais visível possível. Quanto mais aberto melhor; Quanto mais carinho tiver com ele melhor para não dobrar ao meio, por exemplo. Se possível usar os quatro alfinetes porque é comum ele dobrar ou virar ao contrário.

Isso sem contar que o número é uma bela lembrança de todos os eventos participados. Vira coleção, sabia? Essa que vos escreve, por exemplo, tem todos os números de peito de corridas as quais participou. E fica orgulhosa quando passa a pastinha e consegue ver o seu primeiro número, amassadinho, dos primeiros 5 k e lá na frente da pastinha da primeira maratona.

Por: Lidianne Andrade
Jornalista e Fotógrafa Esportiva
Instagram @lidiannefotografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *