Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » O que precisa para ser um fotógrafo iniciante?

O que precisa para ser um fotógrafo iniciante?

Quer saber como iniciar sua jornada na fotografia? Veja os principais passos de um fotógrafo iniciante

Começar na fotografia, sem dúvida, é emocionante, desafiador e gratificante ao mesmo tempo. Se você pensa em iniciar sua jornada nessa profissão, provavelmente, se pergunta por onde começar e o que é necessário, além de equipamento. Quer saber o que precisa para ser um fotógrafo iniciante? Então esse post do blog da Foco Radical é para você. 

Nesse texto vamos apresentar os principais passos para quem quer começar na fotografia. E ainda iniciar ganhando dinheiro pelo seu trabalho. 

Principais passos de um fotógrafo iniciante

Equipamento básico

Talvez já saiba que um bom equipamento é essencial para qualquer fotógrafo. No entanto, você não precisa de câmeras e lentes caras para começar. Antes de tudo, o mais importante é ter uma câmera que atenda às suas necessidades e ao estilo de fotografia que vai explorar. 

Muitos especialistas recomendam uma câmera DSLR (Câmera reflex monobjetiva digital) ou mirrorless. Afinal, elas oferecem uma variedade de opções de configuração e controles manuais fundamentais para aprender os princípios da fotografia.

No entanto, você não precisa ir tão longe para dar os primeiros passos. Se você tem uma câmera digital amadora ou mesmo um smartphone de última geração – que é capaz de captar boas imagens -, já pode começar. Porém, é interessante saber usar bem as funcionalidades que oferecem para começar mandando bem. 

Conhecimento técnico

Dominar os conceitos básicos da fotografia é muito bem-vindo para todo fotógrafo iniciante. Esse conhecimento pode ser absorvido por etapas. Que tal começar entendendo de composição e foco? Depois você pode avançar para temas como abertura, velocidade do obturador e ISO. E assim por diante. 

Sabe o que é mais legal? Fotógrafos profissionais e também os mais experientes estão sempre aprendendo sobre estes temas. Afinal, a fotografia está sempre em evolução. 

Prática constante

A prática é essencial para melhorar suas habilidades na fotografia. Afinal de contas, isso vale praticamente para todas as profissões, não é mesmo? Então, dedique tempo para fotografar. Experimente técnicas diferentes, estilos e também temas. Não tenha medo de cometer erros. Porque é na experimentação que você aprenderá e crescerá como fotógrafo.

Estudo e inspiração

Além da prática, estudar o trabalho de outros fotógrafos é uma forma de aprender mais. Até mesmo porque faz parte do aprendizado e também uma inspiração. Assim sendo, que tal analisar fotografias que você admira e tentar fazer algo parecido? Sem dúvida, com isso, dá para aprender mais e dominar melhor seu equipamento. Certamente, você vai expandir sua visão e inspirar sua criatividade.

Fotografe eventos esportivos para iniciar 

Sem dúvida, a fotografia tem muitos nichos. Isso você já deve ter percebido antes de chegar nesse post. Uma delas é a fotografia esportiva, uma excelente alternativa para fotógrafos iniciantes. Sabe por quê? Com tantos eventos de esporte ao seu redor, você pode praticar muito – e aprender mais. 

No entanto, o que talvez ainda não saiba, é que pode ganhar dinheiro com suas fotos. Sim, mesmo sendo um fotógrafo iniciante. Aqui na Foco Radical a gente fotografa eventos esportivos em todo o Brasil. Além disso, trabalhamos com fotógrafos de todos – todos mesmo – os níveis. 

Certamente tem algum evento, de alguma modalidade, pertinho de você. Você pode participar da equipe de cobertura ou mesmo fotografar um evento para nós e ainda ganhar dinheiro. Afinal, o maior percentual do valor de cada foto vendida em nosso site vai para o fotógrafo. 

Está esperando o que para seus primeiros cliques?

2 comentários em “O que precisa para ser um fotógrafo iniciante?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *