Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Pré-treino: o que comer antes de correr?

Pré-treino: o que comer antes de correr?

Como andam os treinos? E a sua alimentação pré-treino?

O que muitos corredores não sabem é que a alimentação é de extrema importância para ter sucesso na corrida, tanto durante os treinos, como no dia que antecede a prova e no dia do evento. Alimentar-se adequadamente é uma das peças chaves para garantir um bom desempenho na corrida, por isso ela deve ser muito bem pensada.

O principal objetivo da alimentação pré-treino é estocar energia suficiente para o treino e evitar fadigas enquanto você corre. O carboidrato é de suma importância para que isso ocorra com sucesso, pois sem ele seus níveis de glicose podem ficar comprometidos, o que gera o risco de ter hipoglicemia.

Então, para o corredor o carboidrato é um superamigo e não um supervilão.

Pré-treino: o que comer antes de correr - Blog Foco Radica

Consuma carboidratos, principalmente se os treinos forem intensos e de longa duração. Para te ajudar, separei aqui alguns dos principais carboidratos que você pode comer antes dos treinos:

Pão 🍞
Sua digestão é rápida, ideal para quem pratica a corrida. Rico em carboidratos é um alimento versátil e prático. Você pode consumir a caminho da corrida, em viagens ou em casa. Puro, torrado ou acompanhado de algum alimento, o pão é sempre bem-vindo no cardápio dos corredores. Varie seu cardápio experimentando as diversas versões encontradas no mercado, como: os integrais, com linhaça, 7 grãos e muitos outros. Evite a ingestão de pães com muitas fibras ou muito gordurosos. Fuja dos recheados e dos croissants se quiser garantir uma boa alimentação antes de treinar, pois eles contêm uma quantidade de gordura extra.

Arroz 🍚
É o carboidrato predileto dos brasileiros e apresenta características excelentes para compor uma refeição pré-treino. Ele tem alta concentração de carboidratos, baixo teor de gordura e fibras. Você pode combiná-lo com vários alimentos e até misturar com vegetais. O ideal é consumir com uma proteína magra (filé de frango ou peixe), duas horas antes da corrida.

Macarrão 🍝
O macarrão é o queridinho dos corredores. Ainda é a opção mais procurada quando se trata de uma refeição pré-prova. É um alimento fácil de ser preparado e encontrado em qualquer lugar do mundo, além de ser uma fonte rica em carboidratos – tem 78% em sua composição. A versão mais procurada é ao sugo, porém, é importante tomar alguns cuidados antes de consumi-lo: em alguns lugares, o molho de tomate é preparado com tanta gordura quanto o molho branco e isso não ajudará você a correr bem. O ideal é fugir dos queijos, molhos e gratinados.

Batata 🥔
Pobre em gordura, é facilmente digerida e indicada para quem não consegue comer grandes volumes na refeição pré-corrida. Ela é fonte de carboidrato e potássio, o ideal é consumir assada ou em forma de purê.

Banana 🍌
Queridinha dos corredores, essa fruta é composta por 24% de carboidratos e 74% de água, ou seja, é uma fonte pura de energia. Deliciosa e nutritiva, a banana pode ser acompanhada por cereais e vitaminas, e você ainda pode para levá-la para onde quiser, principalmente durante o treino.

Abuse desses alimentos antes da corrida! Mas, o ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista para ter um cardápio balanceado.

Bons Treinos!!

Por: Bianca Passos / @biancapassosnutriquecorre
Nutricionista clínica, funcional e esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *