Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Projeto Cruzadores

Projeto Cruzadores

Há um ano um triatleta amador, Felipe da Fonseca, insatisfeito com o crescente desprezo no esporte pela modalidade da natação em águas abertas idealizou e realizou uma travessia aquática no norte da Ilha de Santa Catarina denominada de Travessia Três Fortalezas, onde participaram onze pessoas, duas solo e três equipes de três. A travessia saída da Praia do Forte e passava pelas ilhas Anhatomirim e Ratones Grande, totalizando treze quilômetros em sua versão reduzida, a versão realizada.

A travessia fez sucesso e mais pessoas começaram a procurar o triatleta amador para também realizá-la, ocorre que, como ele não queria comercializar a prova, porque não queria se responsabilizar pela segurança de terceiros, ele acabou abandonando a travessia e qualquer outra ideia de “prova comercial”, fundando então um desafio pessoal muito mais ambicioso e denominado de Projeto Cruzadores.

O Projeto Cruzadores é um projeto multiesportivo, o qual inclui natação, caiaque, vela, entre outros. No caso da natação, esta pode ser considerada uma nova modalidade de natação em águas abertas: não se trata de travessias propriamente ditas, isto é, de atravessar de um ponto de terra a outro, tendo em vista que a essência do desafio não é chegar às ilhas, mas dar a volta nelas, embora em grande parte das vezes, para diminuir os custos, também se faça a travessia à nado.

Projeto Cruzadores - Blog Foco Radical
Foto: Felipe Fonseca

O Projeto Cruzadores possui três etapas programadas e organizadas em ordem crescente 

1) as ilhas em torno da Ilha de Santa Catarina; 2) ilhas brasileiras em geral; e 3) ilhas internacionais. O projeto tem uma previsão de alto custo na execução das etapas dois e três, motivo pelo qual, em 2022, precisou passar por uma reestruturação a fim de conseguir se autofinanciar. Desta forma, ainda neste ano, os Cruzadores pretendem comercializar bonés e camisetas, além de realizar parcerias, principalmente com a  Foco Radical.

Embora os Cruzadores venham a comercializar produtos relacionados ao projeto, o Projeto Cruzadores em si não possui fins lucrativos, de maneira que interessados não possuem a possibilidade de pagar para ter apoio na realização às voltas às ilhas. Em todo caso, os Cruzadores sempre aceitam parceiros que garantam sua própria segurança.

O website, ainda em construção, dos Cruzadores é: www.cruzadores.com

Felipe Fonseca, atleta amador, idealizador do Projeto Cruzadores e colaborador do Blog Foco Radical

Por: Felipe da Fonseca
Atleta Amador e Idealizador do Projeto Cruzadores
Instagram: @__cruzadores__

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *