Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Como Ter Renda Extra com Fotografia Esportiva

Como Ter Renda Extra com Fotografia Esportiva

A fotografia esportiva é, quanto a seu surgimento, um “braço” do fotojornalismo. Seu nascimento data de 1896 com o primeiro registro das Olimpíadas modernas publicados em jornais. De lá em diante temos um ramo promissor que voou sozinho. Tem seus próprios conceitos de registro, publicações específicas e profissionais. Contudo, ainda paira a dúvida em alguns fotógrafos: dá para ter renda extra com fotografia esportiva? A resposta, já adiantamos, é sim.

A fotografia esportiva não tem restrições

O esporte é um dos temas mais vastos quando se trata de fotografia esportiva. Não temos apenas um esporte, são vários! Todos compostos de atletas amadores e profissionais. Também possuem seus próprios locais de treinos, eventos e competições oficiais. Portanto, como todos tem participantes, todos têm possibilidade de foto, concorda?

Um dos grandes segredos de escolher um tema para a carreira de fotógrafo é saber se há um nicho de mercado o ano todo. Casamentos possuem épocas sazonais, sendo maio o mês mais fervoroso, enquanto ensaios infantis possuem suas altas e baixas. Já com o esporte não. Eles acontecem todos os meses em seletivas locais, regionais, nacionais e mundiais.

Como ter renda extra com fotografia esportiva - blog foco radical
Foto: Foco Radical

E todos esses atletas, profissionais ou amadores, buscam por fotógrafos esportivos. Os professores querem conquistar os alunos com marketing. Os atletas querem mostrar sua preparação. Entretanto, os participantes dos eventos querem registrar suas conquistas. Tudo isso exige foto, em especial porque estamos intimamente ligado a redes sociais com imagens.

Você pode escolher o estilo

Um dos pontos diferenciais para entrar na carreira de fotografia esportiva é, na verdade, uma vantagem. Este é um dos ramos que que permite liberdade total ao fotógrafo. Não obedece a padrões normais porque ele é, de fato livre.

Portanto, o fotógrafo pode ousar com lentes, equipamentos e todas geram resultados queridos pelo cliente. O atleta quer seu momento eternizado e não há limites de criação. Pode, por exemplo, usar um estilo já conhecido, seguir o padrão do jornal ou ir adiante e impor sua visão de mundo. E para todos os tipos de fotos há um espaço no mercado porque os atletas adoram ese tipo de variação.

Como vender fotos esportivas

O site da Foco Radical é uma das plataformas de vendas de imagens para atletas amadores ou profissionais participantes de eventos. A venda de fotos avulsas em cobertura de eventos é um dos ramos que mais cresce no Brasil, porque lida diretamente com o cliente: o atleta. O fotógrafo faz a foto, o atleta busca no site, escolhe a imagem que curtiu e compra, recebendo rapidamente.

Para aderir a plataforma da Foco Radical o processo é muito simples, basta preencher o cadastro de fotógrafos, aguardar a aprovação e logo você já recebe as instruções e o acesso aos eventos disponíveis para cobertura, que acontecem em todo o país. Depois dessa etapa é só começar a atuar para receber a sua renda extra com fotografia esportiva.

Como ter renda extra com fotografia esportiva - blog Foco Radical
Foto: Foco Radical

Há outras formas de vender fotos de esportes? Sim, com certeza! Uma delas, por exemplo, é ir aos jornais e revistas. Você pode se filiar a uma agência de notícias. Também pode expor seu portfólio para um veículo de comunicação, por exemplo, e realizar cobertura de jogos e eventos oficiais. Por exemplo, um jogo de futebol, campenato de basquete, artes marciais, volêi de praia, dentre outros. Inclusive já falamos sobre isso em uma Live no canal.

Já firmado no mercado há ainda as coberturas privadas. Assessorias esportivas, por exemplo, academias, ginásios, equipes de lutas, dentre muitos outros clientes são os que podem contratar fotógrafos.

Se será a renda principal ou extra, fica a depender da dedicação e escolha do fotógrafo. Outra vantagem é que a maior parte dos eventos esportivos (com exceção do futebol) acontece nos fins de semana. Logo, ele não atrapalha uma rotina de trabalho “tradicional” de horário comercial de segunda à sexta.

fotografa e jornalista

Por: Lidianne Andrade / @lidiannefotografia
Jornalista e Fotógrafa Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *