Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Rio do Rastro Marathon: muito além de uma corrida

Rio do Rastro Marathon: muito além de uma corrida

Raríssimas vezes algo nasce com tantas expectativas, considerando que o cenário era um dos mais exuberantes e imponentes do mundo.

A junção de fatores era bombástica na Rio do Rastro Marathon. A força da natureza na Serra do Rio do Rastro e uma prova de logística complexa por ter 3 provas diferentes (ciclismo, 25k e 42k) com largadas e chegadas em pontos diferentes. Acrescente-se a isso um intervalo de um ano e meio em virtude da pandemia e dois adiamentos de prova. Na outra ponta, os atletas ansiosos que estavam finalmente vivendo essa emoção depois de incertezas e incertezas dos tempos atuais. Isso em dois dias com o ciclismo e os 25k no sábado e os 42k, a clássica maratona no domingo.

Rio do Rastro Marathon 2021 (Foto: Adilson Souza e Silva Junior) - Blog Foco Radical

Foto: Adilson Souza e Silva Junior

Se podemos acrescentar elementos, na véspera, um verdadeiro vendaval no ponto de chegada faz com que a direção de prova tenha que desmontar sua estrutura por causa dos ventos, tendo assim que passar a madrugada remontando tudo a poucas horas da largada.

No horário das largadas das provas no entanto, a recompensa veio dos céus com clima absolutamente favorável à prática desportiva. Só restava desfrutar de um evento primoroso do ponto de vista de execução e entrega aos atletas com “requintes de cuidado e atenção” a cada participante pelas organizadoras Corre Brasil e Mountain Do. Seja pelo suporte técnico prestado como hidratação e assistência médica caso fosse necessário, passando por cuidados e atenção do staff como uma bela toalha de brinde aos participantes.

O corredor Alexandre Neves falou: “Não era uma pessoa executando uma função e te entregando um brinde. Era alguém acolhendo quase que com um abraço o atleta com essa toalha”. As medalhas, cada uma com diferença de detalhes em alusão à distância e modalidade eram verdadeiras obras primas com detalhes 3D da Serra do Rio do Rastro.

E óbvio que tinham atletas chegando já sem forças e até sofrendo ou mancando ao término da prova mas tinha também a realização de muitos sonhos. Camila Santos disse que “nunca tinha corrido uma meia maratona em prova, só em treinos e com os 25 daqui dá para pensar em uma maratona”, assim como Wellington Paizan que concluiu uma maratona no modo virtual depois que ela foi cancelada e não querendo deixar seu preparo passar, mas que de prova física, escolheu somente a maratona mais difícil do Brasil com pouco mais de 2,400 metros de altimetria acumulada.

maratona rio do rastro marathon muito além de uma corrida blog foco radical

Foto: Fabrício Jachowicz

Havia gente extenuada e mesmo precisando de auxílio médico ao final da prova? Claro. Sempre há. Pode ser em uma prova de 5k no plano que haverá, mas os incontáveis sorrisos orgulhosos pelos feitos alcançados que se viam no pós prova justificavam o desejo de vários atletas de ali voltarem em breve. Não tenham dúvidas que se não fosse a pandemia, as comemorações seriam ainda muito mais efusivas com abraços e calor humano que mesmo com álcool gel e máscara na arena de dispersão realizava o sonho de atletas e claro da organização da Rio do Rastro Marathon que já nasceu gigante tal qual a paisagem lá de cima desfrutada por seus “Guardiões”.

E claro, como qualquer história, além do esperado temos a Guardiã. Desde o princípio da prova vários corredores relataram ver aquela cachorrinha preta passando correndo e acompanhando a prova. Eu mesmo a vi passar por mim por volta do 5º quilômetro e há relatos de gente que disse que ela correu junto com eles por 12 quilômetros, Há também imagens dela cruzando o pórtico de chegada.

Em resumo, ela percorreu todo o trajeto da prova. A direção do evento, através do Ricardo, ao saber do feito quis conhecer a cachorra e colocou em seu pescoço uma medalha, afinal de contas ela completou a prova e já começou a dizer que se ela não tivesse dono, seria adotada e já começou a pensar em possíveis nomes e falei Guardião, ele completou o ritual de batismo (não sabíamos ainda que era fêmea),

Tal qual os melhores contos, não foi a organização que escolheu o mascote e sim a Guardiã que abençoou o evento mostrando que a Rio do Rastro Marathon é muito além do que uma corrida.

Por: Demétrius – Eu e a Corrida
Instagram: @eueacorrida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *