Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Yoga: como a prática pode transformar a sua vida

Yoga: como a prática pode transformar a sua vida

Você pode estranhar o fato desse artigo iniciar com um questionamento, mas o convite à reflexão costuma ser um bom ponto de partida quando o assunto é yoga. Então, vamos lá: você conhece a si mesmo? Por um momento, feche os seus olhos e faça essa pergunta a si mesmo com honestidade. 

Podemos considerar que sabemos sobre nós mesmos, mas, na maioria das vezes, esse conhecimento transita em camadas superficiais. Quando incluímos práticas de auto-observação em nosso dia a dia, temos a oportunidade de mergulhar cada vez mais fundo em nossa própria existência. E isso tem potencial para transformar a forma como vivemos. 

Atenção às sensações

Com o yoga, estabelecemos um contato próximo com o momento presente. Permanecemos atentos, o que nos leva a uma percepção refinada sobre as características que nos individualizam e as que nos assemelham aos outros. Essa vivência repleta de simbologia pode acontecer por meio de diversos métodos. No Ocidente, estamos acostumados com a prática de hatha-yoga, que utiliza posturas corporais, técnicas respiratórias e meditação

Ao estabelecer uma rotina de yoga, aos poucos começamos a notar os reflexos em situações cotidianas. Em seu treino de corrida, por exemplo, você certamente terá maior consciência sobre o seu corpo, desde os aspectos que precisa desenvolver até os limites que deve respeitar para não se lesionar. Também conseguirá observar como reage em diferentes ambientes e contextos – quais pensamentos e emoções vem à tona e como interferem na sua performance. 

Artigo Yoga: como a prática pode transformar a sua vida - Blog Foco Radical

Relação com a mente

Como seres complexos que somos, precisamos compreender que a mente tem grande influência sobre o modo como nos relacionamos com absolutamente tudo em nossa vida. As escolhas que fazemos, as preferências que nutrimos, as resistências que criamos e as expectativas que geramos. 

Por isso, tão importante quanto estar com o corpo preparado para uma corrida é aprender a lidar com a mente. Isso quer dizer, primeiramente, identificar como os padrões mentais repercutem em nosso comportamento. Por exemplo, em quais ocasiões nos sentimos mais motivados e quando temos a tendência de criar empecilhos ou o impulso de desistir. A partir disso, podemos fazer escolhas conscientes.

O yoga pode parecer bastante focado em fazer posturas com o corpo, mas vai muito além disso. A base filosófica que sustenta a prática nos conduz a uma experiência de autoconhecimento. É por isso que, ao praticar yoga, as mudanças que você sente acontecer são sistêmicas e alcançam a sua vida enquanto atleta, filho(a), pai ou mãe, profissional, amigo e cidadão. 

Se você se interessa pelo assunto, acompanhe as informações que vou compartilhar nos próximos posts sobre yoga e meditação. Também fique à vontade para enviar as suas dúvidas sobre essas práticas. 

Por: Daniela Bidone
@danibidone
Praticante e professora de hatha-yoga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *