Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » 5 Motivos para entrar na Fotografia Esportiva

5 Motivos para entrar na Fotografia Esportiva

A fotografia esportiva é um dos nichos que muitos fotógrafos ainda não conhecem. Mas, quando adentram, costumam se apaixonar. A proposta é simples: fotografar atletas em suas práticas esportivas preferidas.

Em relação as técnicas de captura de imagem, nada muda em relação aos outros nichos! Se você já tem algum conhecimento prévio sobre fotografia digital, estará apto a ingressar no mundo da fotografia esportiva. Pois, basta escolher o melhor ângulo para capturar uma boa imagem, ajustar o equipamento fotográfico para a luz do local e utilizar a velocidade do obturador correta para congelar o movimento.

Além disso, a dica é praticar bastante para aprimorar suas habilidades e estar sempre preparado para capturar o momento certo.

Foto: Flavio Handerson de Oliveira / Foco Radical

O grande diferencial que a fotografia de esportes oferece está nas inúmeras vantagens que outros nichos não possuem, como:

1 – Os eventos são animados

Se você veio de ensaios pode estranhar um pouco a agitação de um evento esportivo. Há público, música, narrador e a agitação dos próprios atletas. Eles pedem fotos, sorriem para você de todos os lados e posam quase involuntariamente pela adrenalina que envolve a atmosfera do evento.

2 – São eventos relativamente mais curtos

Salvas algumas exceções, a maioria dos eventos de cobertura da Foco Radical são de curta duração. Uma corrida de rua, por exemplo, de 5 e 10 km, dura em média 2h e para 5 km em 1h20 o evento estará finalizado, sem atletas na pista. Um aniversário dura muito mais, não acha?

3 – Há muitas possibilidades de fotografia

Em uma única rua você pode encontrar mais de 20 possibilidades de background. Apenas alguns passos ou uma mudança no nível de desfoque e você consegue uma nova opção de imagem. A criatividade existe para ser usada, hein!

4 – Todo tipo de equipamento será bem-vindo

Sempre há uma oportunidade para usar uma lente que você já tenha, inclusive as lentes fixas. Há espaço para as 50mm, 18-55mm ou uma 70-200mm, por exemplo. Afinal, os atletas se movimentam o tempo todo e é totalmente possível encontrar uma posição para se usar o que você já tem.

5 – Várias possibilidades de trabalho

O calendário de eventos esportivos se mantém firme todos os fins de semana. A corrida de rua é apenas uma das possibilidades de atuação na Foco Radical, mas há vários outros, como duatlon, biatlon, triathlon, aquatlon, beach tênis e lutas, por exemplo. Você pode preencher a sua agenda quase todos os dias da semana durante todos os meses do ano! E sempre será um bom dia para iniciar fotografando esportistas.

Os atletas curtem a foto, querem exibir suas conquistas e anseiam por bons registros em todos os lugares do Brasil, seja em competições ou treinos. Logo, todo fotógrafo será bem-vindo na cobertura fotográfica esportiva.

O Foco Radical disponibiliza oportunidade para novos fotógrafos em todos as regiões do país, para de cadastrar e dar início a sua carreira de fotógrafo de esportes CLIQUE AQUI.

Lidianne Andrade - Jornalista e Fotografa Esportiva

Por: Lidianne Andrade / @lidiannefotografia
Jornalista e Fotógrafa Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *