Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Corredora Inspiradora: vencendo o Câncer e correndo pela causa no Outubro Rosa

Corredora Inspiradora: vencendo o Câncer e correndo pela causa no Outubro Rosa

O exercício físico pode ajudar no tratamento de doenças. Neste mês, as corridas em prol do Outubro Rosa vêm para conscientizar as mulheres da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os momentos que a corrida proporciona são usados como comemoração para muitas mulheres que estão na fase final do tratamento, como é o caso da corredora Karina Mendes de Brito.

Fotógrafo: Reinaldo Soares

O diagnóstico

O ano de 2018 foi o início de uma jornada desafiadora na vida de Karina. Um simples autoexame revelou um nódulo em sua mama direita.

Agora, cinco anos após o diagnóstico, a atleta se prepara para celebrar sua vitória na Corrida Outubro Rosa, um evento significativo que não apenas vai simbolizar sua superação, mas conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.

O processo

Entre mamografias, ressonâncias e uma biópsia angustiante, veio a confirmação do diagnóstico. Vinte e cinco sessões de quimioterapia se seguiram, trazendo consigo efeitos colaterais físicos e emocionais.

O autoexame foi o primeiro passo corajoso de Karina rumo à recuperação. Por isso, é importante manter a rotina de tocar e observar se há alguma diferença na aparência dos seios, como caroços, relevos, entre outros. Caso sinta algum nódulo, procure um médico para o exame ser realizado através de uma mamografia. 

Fotógrafo: Reinaldo Soares

A corrida como cura

Aceitar as mudanças em seu corpo e disposição foi uma batalha, especialmente para alguém cuja alegria vinha do esporte. Antes da doença, Karina corria regularmente, encontrando felicidade e saúde nas pistas. O tratamento a obrigou a diminuir o ritmo.

Para ela, correr já não era mais uma atividade, era sua fonte de força interior. Mesmo durante o tratamento, ela encontrou coragem para continuar, vendo cada prova como uma celebração da vida. Cada medalha conquistada se tornou sinônimo de resiliência e determinação.

Corrida Outubro Rosa

A Corrida Outubro Rosa acontecerá dia 15 de outubro na Beira-Mar de São José. O evento promovido pela o Associação de Corredores de Rua de São José e Grande Florianópolis – ACORSJ, tem caráter esportivo e o objetivo é incentivar a prática do pedestrianismo para promoção da saúde além de apoiar a campanha da luta contra o câncer.

Será uma experiência única, destinada a pessoas de todos os gêneros, apaixonadas por corrida, que buscam qualidade de vida através do esporte.

Queremos que momentos como esse virem recordações através das fotos e vídeos. Venha conferir suas emoções agora mesmo no site da Foco Radical.

Por: Redação Foco Radical

1 comentário em “Corredora Inspiradora: vencendo o Câncer e correndo pela causa no Outubro Rosa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *