Atleta amadora Elaine Pauly conta como participou de mais de 500 corridas ao redor do mundo
Mais de 500 provas e 419 pódios. Esses são alguns dos números do currículo esportivo da brasileira Elaine Pauly Cervilha, atleta amadora nascida em Joinville (SC) que vem chamando a atenção nas redes sociais e inspirando milhares de seguidores com o seu estilo de vida e desafios ao redor do mundo. Na conta de Instagram @elainepauly, ela relata suas experiências em provas e como são as preparações para esses eventos, além de dar dicas diversas sobre o universo da corrida — principalmente a de trilhas e montanhas, sua modalidade preferida.
Formada em Administração e residente de Curitiba (PR), Elaine, 37 anos, trabalhou durante muito tempo na área, mas trocou sua ocupação por conta do esporte. Há cerca de cinco anos, passou a ter oportunidades como influenciadora e, atualmente, dedica-se às mídias sociais com afinco, por trabalho e paixão.
A trajetória de Elaine como corredora começou há pouco mais de dez anos, por acaso e por amor, pode-se dizer. Ela conheceu esse universo em 2012, quando conheceu o namorado Elessandro Vasque Cervilha, hoje seu marido.

— Fui como expectadora e fiquei encantada ao ver o quanto as pessoas estavam animadas e realizadas cruzando uma linha de chegada. Sem contar para ninguém, nem mesmo para o Elessandro, me inscrevi em uma prova aleatória e fui ver se realmente era bom correr. Fui picada pelo bichinho da corrida e não parei mais — conta a atleta.
Elessandro ganhou uma parceira de treinos e Elaine um grande incentivador. O casal treina junto, pois até o pace é o mesmo, e ainda fazem musculação e natação como um complemento à preparação para a corrida. A influenciadora conta que sua preferência é pelo trail running, mas que já fez muitas provas de asfalto e se aventurou em mountain bike e duathlon.

— Muito além dos ganhos estéticos, a corrida me trouxe mais disciplina e empoderamento. Também tenho um relacionamento baseado em muito companheirismo — ressalta a atleta.
Correndo ao redor do mundo
O estilo de vida de Elaine, hoje, é resumido a treinos, provas e viagens. São diversas competições concluídas no Exterior e em diversos estados do Brasil. O Desafio da Disney, em Orlando, foi o mais marcante para a influenciadora: a aventura tem quatro dias de provas, sendo percursos com distâncias diferentes (cinco, dez, 21 e 42 quilômetros) por dia, tudo dentro dos parques de diversão mais famosos do mundo.
Ela também participou de edições diversas da corrida Mountain Do, como no deserto do Saara, Atacama e no Ushuaia — para onde voltará em agosto visando completar a maratona. Também se aventurou nas ultramaratonas de cem quilômetros do projeto El Cruce, no Chile e na Argentina, passando por locais inacessíveis aos turistas e que só se conhece com o esporte.

Segundo ela, curtir o processo e se dedicar a ele, sem se comparar com outras pessoas, são alguns conselhos importantes para quem está iniciando no esporte.
— Procure ajuda de uma assessoria esportiva, pois além de ajudar na sua evolução você vai economizar com fisioterapia (risos). Ah, e não ouça a opinião de quem está fazendo menos que você — conclui.
Elaine e o marido estão em busca das seis Marathon Majors — as principais e mais concorridas maratonas do mundo. O casal concluiu Nova York e Boston e, em outubro, irão para Chicago. A ideia é fazer Londres em 2024 e, depois, buscar as estrelas de Tóquio e Berlim para conquistar a tão sonhada mandala.

Por: Mariana Fritsch | @marianafritsch
Jornalista e Assessora de Imprensa