Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Brasileira Conquista 500 Medalhas em Corridas pelo Mundo

Brasileira Conquista 500 Medalhas em Corridas pelo Mundo

Atleta amadora Elaine Pauly conta como participou de mais de 500 corridas ao redor do mundo

Mais de 500 provas e 419 pódios. Esses são alguns dos números do currículo esportivo da brasileira Elaine Pauly Cervilha, atleta amadora nascida em Joinville (SC) que vem chamando a atenção nas redes sociais e inspirando milhares de seguidores com o seu estilo de vida e desafios ao redor do mundo. Na conta de Instagram @elainepauly, ela relata suas experiências em provas e como são as preparações para esses eventos, além de dar dicas diversas sobre o universo da corrida — principalmente a de trilhas e montanhas, sua modalidade preferida.

Formada em Administração e residente de Curitiba (PR), Elaine, 37 anos, trabalhou durante muito tempo na área, mas trocou sua ocupação por conta do esporte. Há cerca de cinco anos, passou a ter oportunidades como influenciadora e, atualmente, dedica-se às mídias sociais com afinco, por trabalho e paixão.

A trajetória de Elaine como corredora começou há pouco mais de dez anos, por acaso e por amor, pode-se dizer. Ela conheceu esse universo em 2012, quando conheceu o namorado Elessandro Vasque Cervilha, hoje seu marido.

Brasileira Conquista 500 Medalhas em Corridas ao redor do Mundo - Blog Foco Radical
Foto: Arquivo pessoal Elaine Pauly

— Fui como expectadora e fiquei encantada ao ver o quanto as pessoas estavam animadas e realizadas cruzando uma linha de chegada. Sem contar para ninguém, nem mesmo para o Elessandro, me inscrevi em uma prova aleatória e fui ver se realmente era bom correr. Fui picada pelo bichinho da corrida e não parei mais — conta a atleta.

Elessandro ganhou uma parceira de treinos e Elaine um grande incentivador. O casal treina junto, pois até o pace é o mesmo, e ainda fazem musculação e natação como um complemento à preparação para a corrida. A influenciadora conta que sua preferência é pelo trail running, mas que já fez muitas provas de asfalto e se aventurou em mountain bike e duathlon.

Brasileira Conquista 500 Medalhas em Corridas pelo Mundo - Blog Foco Radical
Foto: 20 km Mountain Do Ushuaia Fim do Mundo 2019 / Arquivo pessoal Elaine Pauly

— Muito além dos ganhos estéticos, a corrida me trouxe mais disciplina e empoderamento. Também tenho um relacionamento baseado em muito companheirismo — ressalta a atleta.

Correndo ao redor do mundo

O estilo de vida de Elaine, hoje, é resumido a treinos, provas e viagens. São diversas competições concluídas no Exterior e em diversos estados do Brasil. O Desafio da Disney, em Orlando, foi o mais marcante para a influenciadora: a aventura tem quatro dias de provas, sendo percursos com distâncias diferentes (cinco, dez, 21 e 42 quilômetros) por dia, tudo dentro dos parques de diversão mais famosos do mundo.

Ela também participou de edições diversas da corrida Mountain Do, como no deserto do Saara, Atacama e no Ushuaia — para onde voltará em agosto visando completar a maratona. Também se aventurou nas ultramaratonas de cem quilômetros do projeto El Cruce, no Chile e na Argentina, passando por locais inacessíveis aos turistas e que só se conhece com o esporte.

Elaine Pauly conquista mais de 500 medalhas em corridas ao redor do mundo - Blog Foco Radical
Foto: Raid de los Andes 2023 / Arquivo pessoal Elaine Pauly

Segundo ela, curtir o processo e se dedicar a ele, sem se comparar com outras pessoas, são alguns conselhos importantes para quem está iniciando no esporte.

— Procure ajuda de uma assessoria esportiva, pois além de ajudar na sua evolução você vai economizar com fisioterapia (risos). Ah, e não ouça a opinião de quem está fazendo menos que você — conclui.

Elaine e o marido estão em busca das seis Marathon Majors — as principais e mais concorridas maratonas do mundo. O casal concluiu Nova York e Boston e, em outubro, irão para Chicago. A ideia é fazer Londres em 2024 e, depois, buscar as estrelas de Tóquio e Berlim para conquistar a tão sonhada mandala.

Mariana Fritsch: assessora de impressa e jornalista

Por: Mariana Fritsch | @marianafritsch
Jornalista e Assessora de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *