Pular para o conteúdo

Blog Foco Radical

Início » Como tirar fotos esportivas? Um guia prático para fotos incríveis

Como tirar fotos esportivas? Um guia prático para fotos incríveis

Vamos mostrar algumas informações essenciais para capturar imagens incríveis dos heróis de quadras, pistas e campos

A fotografia esportiva é emocionante e desafiadora. Um clique pode capturar um momento que entra para a história de alguém. Isso porque, as fotos esportivas são a arte de congelar a emoção, a energia e o espírito dos atletas em plena ação. No entanto, dominá-la não é tão difícil quanto possa parecer. Nada como algumas dicas para ajudar um fotógrafo iniciante neste segmento. 

Neste conteúdo especial do Blog da Foco Radical, vamos mostrar algumas informações essenciais para capturar imagens incríveis dos heróis de quadras, pistas e campos. Se você está começando sua jornada na fotografia esportiva ou buscando aprimorar suas habilidades existentes, você clicou no lugar certo. Prepare-se para elevar o nível de suas fotos esportivas. 

O que são fotos esportivas? 

As fotos esportivas são um ramo da fotografia que foca na captura de eventos esportivos e atletas. Elas visam transmitir intensidade, emoção e alegria em uma única imagem. Além disso, os fotógrafos devem ter um bom senso de antecipação e timing para capturar o momento certo. Nesse sentido, inclui posicionamento estratégico para prever os movimentos dos atletas.

Seja você um entusiasta ou um profissional, aqui estão algumas dicas simples para ajudá-lo a tirar fotos esportivas impressionantes.

Dicas para tirar fotos esportivas

  • Conheça bem a modalidade esportiva
  • Escolha o momento certo
  • Esteja preparado (sempre) 
  • Enquadramento e composição
  • Foco rápido
  • Capture a emoção
  • Pratique e experimente
  • Atenção especial à noite

Conheça bem a modalidade esportiva

As regras da partida que vai fotografar ou o percurso da corrida que vai fazer cobertura. Saber tudo que é possível sobre a modalidade esportiva e o evento vai ajudar bastante. Conhecer toda a dinâmica não apenas permite escolher o melhor local para fotografar, como também saber os momentos mais importantes da ação. 

Escolha o momento certo

Antes de tudo, esteja atento ao seu redor. Há instantes mais importantes que outros durante o esporte. No futebol, por exemplo, pode ser um gol. No basquete, a cesta da vitória. Pode ser uma comemoração em meio à ação. Pode ser um atleta olhando na direção da sua câmera. Por isso, antecipe-se a esses momentos. Assim, você estará pronto para capturá-los quando acontecerem.

Esteja preparado (sempre) 

Certifique-se de que sua câmera esteja pronta para tirar fotos esportivas. Verifique se a bateria está carregada ou se tem cartões de memória extras à mão. Dessa forma, fica mais fácil de não perder nenhum momento importante.

Enquadramento e composição

Ao tirar fotos de esportes, busque por ângulos interessantes e emocionantes. Experimente diferentes perspectivas e certifique-se de incluir elementos de contexto. Dê uma sensação do ambiente. Pode ser o público e torcedores. Ou, ainda, uma paisagem marcante no local em que o evento é realizado. 

Foco rápido

Sem dúvida, uma boa alternativa é usar o modo de foco automático contínuo da sua câmera. Assim, você acompanha a ação em movimento rápido. Será de grande ajuda para que suas fotos esportivas estejam nítidas e focadas.

Capture a emoção

Não se concentre apenas nos aspectos técnicos da fotografia. As fotos esportivas são também emoção e energia dos atletas. Assim sendo, fotos com fortes reações são tão poderosas quanto as de momentos de ação.

Pratique e experimente

Como em qualquer habilidade, a prática é fundamental para melhorar suas fotos esportivas. Tire fotos regularmente durante eventos esportivos. Experimente diferentes técnicas e estilos. A cada foto, por certo, você aprenderá algo novo e aprimorará habilidades.

Atenção especial à noite

Uma dica que vale especialmente para as corridas noturnas, cada vez mais apreciada pelos corredores. À noite, a ausência de luz natural é um desafio. No entanto, o fotógrafo pode conseguir lindas imagens escolhendo um ponto mais iluminado, lentes mais claras e, claro, um flash externo. Confira um pouco mais sobre isso em um texto especial da Lidianne Andrade, fotógrafa da Foco Radical. 

Enfim, com estas dicas simples e um pouco de prática, você estará no caminho certo para tirar fotos esportivas. Então, pegue sua câmera e vá em frente. O próximo grande momento esportivo está esperando para ser capturado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *